O fim de semana foi especial para João Menezes, da equipe ADK Tennis, de Itajaí. O jovem, de 17 anos, que treina no Itamirim Clube de Campo, conquistou o vice-campeonato da 44ª edição do Banana Bowl, um dos torneios mais tradicionais do Brasil. Menezes também foi campeão de duplas ao lado de Orlando Luz, justamente seu algoz na final de simples.
Continua depois da publicidade
Atual número 27 do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF ), Menezes fez a final da categoria 18 anos contra Luz, 21º do mundo. O jogo foi disputado domingo, na quadra central do Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto.
O primeiro set foi bastante equilibrado, mas Luz conseguiu quebrar o serviço de Menezes no oitavo game, confirmar o saque em seguida e fechar em 6/3. Na segunda parcial, o tenista da ADK reagiu, salvou quatro match-points, mas acabou perdendo por 7/5. Há 33 anos um brasileiro não ficava com o título do Banana Bowl.
Um dia antes, Menezes e Luz conquistaram o título de duplas após vitória sobre o japonês Naoki Nakagawa e o argentino Lautaro Pane por 2 sets a 0, com duplo 6/2.
Continua depois da publicidade
– A gente jogou bem tranquilo, estava bem confiante em função das simples. A gente usou a dupla para se soltar e fizemos um bom jogo – destacou Menezes, que nesta semana estará no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. O torneio também reunirá alguns dos principais tenistas do circuito mundial infanto-juvenil.