As centenas de crianças e adolescentes que lotaram o Jurerê Sport Center na manhã desta quinta-feira ficaram eufóricas quando o anfitrião, Gustavo Kuerten, apareceu para abrir a nona edição do evento. Mesmo que não tenham visto o ídolo em quadra, o carisma do manezinho permanece eterno. Ao todo, são mais de 1,8 mil atletas de 18 países. Entre eles, 78 cadeirantes que abriram a semana com o torneio profissional de tênis em cadeira de rodas.
Continua depois da publicidade
— A ideia é cada vez dar respaldo para esses atletas, unir as pessoas e trabalhar a integração. A gente se aceita, a gente cria uma grande família. E que a gente siga com esse canal de força para alimentar essa gurizada que tá sedenta. O que eles mais precisam é de oportunidade — destacou o Guga, que por várias vezes repetiu no lançamento da semana que “todo mundo que está aqui é um vencedor”
Entre os meninos, dois chamam atenção: o Jucélio da Silva Torquato, de 17 anos, e o Fábio Filgueiras, de 18. Os dois ganharam medalha de bronze no mundial junior para cadeirantes disputado na Itália em abril. O Brasil nunca tinha subido no pódio antes. Há quatro anos, eles participam juntos da Semana Guga Kuerten
— Esse mais do que nunca a semana é muito importante pra mim. Eu preciso ser campeão aqui para ficar entre os melhores do mundo e disputar o mundial o Máster em janeiro na França — deseja Jucélio, morador de Itajaí.
Portador da síndrome de Perthes, que afeta as articulações do quadril, Jucélio ocupa a posição de número 1 do Brasil e 7º do mundo na categoria Júnior. Antes de ir para a semana Guga Kuerten, ficou com o título da segunda etapa do Circuito ITF para cadeirantes.
Continua depois da publicidade
Já o parceiro de Jucélio, o mineiro Fábio, está pulando de categoria.
— É meu último ano no juvenil. Então eu estou aqui mais para melhorar o meu jogo porque no ano que vem eu só vou disputar com adultos — explicou o atleta, que sofre de mielomeningocele, uma malformação da coluna vertebral.
Além de aumentarem os pontos no ranking da ITF, os atletas cadeirantes disputam o prêmio de R$ 64 mil.
Semana Guga Kuerten também promove competições de Beach Tennis
Nesse primeiro final de semana, 7 e 8 de outubro, será realizada a Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, e entre os dias 12 a 15, acontece a Copa das Federações de Beach Tennis. Já as disputas da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil estão concentradas entre os dias 9 e 15 de outubro.
O campeão da Copa Guga Kuerten Le Mondial Lacoste, nos 16 anos, recebe como prêmio uma passagem com acompanhante e todas as despesas pagas para disputar a final do Le Mondial Lacoste, em Londres. Na categoria 14 anos, o vencedor tem a oportunidade de participar do Le Petit As, que acontece em janeiro, em Tarbes, na França.
Continua depois da publicidade
Além das competições, a Semana Guga Kuerten promove ainda ações lúdicas para crianças, como a Arena Guga Tênis, no Shopping Itaguaçu e no JUSC, e o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado, dia 14. O evento é aberto ao público, e as pessoas podem visitar, durante os 11 dias da Semana, a exposição no clube-sede que exibe os principais troféus e objetos que marcaram a carreira profissional do tricampeão de Roland Garros.
Vídeo: Guga convida os leitores do Hora de SC para comparecem na Semana