O tenista carioca João Fonseca, de 17 anos, conquistou o título do torneio juvenil do US Open neste sábado (9). Na final ele derrotou de virada o norte-americano Learner Tien por dois sets a um, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com isso ele alcança a liderança do ranking da ITF (International Tennis Federation).
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Nascido no Rio de Janeiro, Fonseca entra para a história do tênis brasileiro ao repetir o feito já alcançado por outros dois brasileiros. São eles o alagoano Tiago Fernandes, que ganhou o Aberto da Austrália juvenil em 2010 e também assumiu o topo do ranking da ITF, e o gaúcho Orlando Luz, que se tornou número 1 do mundo no juvenil em 2015. Vale lembrar que Orlandinho também ganhou um torneio da série Grand Slam no juvenil em 2014, quando se sagrou campeão de duplas em Wimbledon ao lado de Marcelo Zormann.
Sobre o jogo, a análise publicada pelo site Tênis Brasil aponta que João Fonseca foi mais agressivo, correndo mais riscos durante os três sets. O cenário fica mais claro nas estatísticas da partida. O carioca somou 40 bolas vencedoras (winners) e 62 erros não forçados. Já o rival norte-americano teve somente 10 bolas vencedoras e 28 erros. O portal destava ainda que Fonseca foi mais efetivos nos pontos de quebra de saque (break-points). Ele converteu metade dos 10 break-points que teve, e salvou 11 dos 15 pontos de quebra que enfrentou.
O US Open é um dos quatro torneios da série Grand Slam, considerados os mais importantes no circuito do tênis mundial. Os outros são o Australian Open, Roland Garros e Wimbledon.
Continua depois da publicidade
Todas as notícias sobre tênis no NSC Total
Veja galeria de fotos
Bom resultado em Florianópolis
Até este domingo (10) Fonseca aparecia na posição 650 no ranking da ATP (Association of Tennis Professionals). Ele vem disputando desde 2021 os torneios da série Challenger e também as competições organizadas pela ITF (os chamados “Futures”). Entre as campanhas recentes, Fonseca esteve em Florianópolis em abril, quando chegou nas quartas do Challenger disputado nas quadras do Lagoa Iate Clube (LIC), tendo eliminado o compatriota Thiago Seyboth Wild nas oitavas, e perdendo na partida seguinte para Eduardo Ribeiro.
Vitória ganhou destaque no Instagram do US Open

Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia mais:
Neymar vira motivo de briga entre Borussia Dortmund e PSG