Não há como falar da volta às aulas em 2021 sem tratar das diversas transformações vividas em 2020, ano em que o ambiente escolar invadiu os lares, e a educação formal precisou repensar formatos e funções. De uma hora para outra, foi preciso reconfigurar as estratégias e colocar um novo plano de ação em prática: o ensino remoto se tornou a única opção durante todo o ano passado, e professores, pais e alunos precisaram se adaptar à essa nova realidade.
Continua depois da publicidade
> Volta às aulas: entenda como as escolas de SC se preparam para o retorno
Se, por um lado, a comunidade escolar sentiu a perda do convívio diário e das atividades em grupos, por outro, é importante destacar o quanto foram determinantes a resiliência, a agilidade e a criatividade de diretores, coordenadores e professores na busca de soluções que respondessem ao novo cenário que se configurou tão rapidamente.
Passado o período de incertezas, é hora de pensar na retomada das aulas presenciais – ou híbridas – pós-pandemia e de entender quais práticas criadas nesse período serão mantidas, desenvolvidas e valorizadas daqui para frente.
Tendências do ensino pós-pandemia
A pandemia acelerou a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino, na comunicação e na difusão de informações. A inovação, nesse sentido, não aconteceu na criação de ferramentas, mas na mudança de paradigmas sobre o uso delas. Até pouco tempo, os celulares eram malvistos nas salas de aula. Hoje, esses aparelhos passaram a ser um ótimo recurso pedagógico.
Essa é apenas uma das adaptações pelas quais as escolas precisaram passar. Algumas instituições de ensino, como o Colégio Santa Rosa de Lima, de Lages, já atentaram essas mudanças e iniciarão as aulas em 2021 alinhadas com as novas tendências e dispostas a seguir inovando na forma de ensinar.
Continua depois da publicidade
Confirma algumas das tendências de educação que vão se tornar rotina em 2021:
Crescimento da experiência “phygital”
O conceito “phygital” foi criado por publicitários e trata da mistura entre o meio físico e o digital, quando o on-line e o off-line se completam. Para a educação, podemos pensar no sistema híbrido, que mescla sala de aula, realidade aumentada, ensino remoto e outras soluções inovadoras que permitem a continuidade dos estudos e a sociabilização dentro ou fora do ambiente escolar.
Valorizando a liberdade de escolha das famílias, o Colégio Santa Rosa de Lima iniciará o ano letivo de 2021 em formato presencial, mantendo todos os cuidados de acordo com os decretos estaduais e municipais e normas sanitárias vigentes. Porém, também oferece a possibilidade do ensino híbrido, que alia o modelo de ensino presencial e remoto.
Mais autonomia e empoderamento
Além das alterações no espaço físico, a mudança na forma de ensino trouxe reflexos emocionais e comportamentais. A vivência com o ensino remoto foi um desafio para todos e, para os alunos, certamente, representou um amadurecimento com relação à disciplina, pois não é fácil manter o foco e as responsabilidades com os estudos de maneira híbrida. Isso fez com que crianças e adolescentes se tornassem ainda mais autônomos e assumissem o protagonismo do processo de aprendizagem.
No último ano, o Colégio Santa Rosa de Lima investiu na readequação das salas de aula e em ferramentas tecnológicas para atender com mais eficiência a todos os alunos e proporcionar um ambiente de crescimento educacional e emocional. Para 2021, a instituição lançou o Programa Socioemocional "Líder em Mim", que visa desenvolver os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. O “Líder em Mim” será oferecido gratuitamente a estudantes, familiares e colaboradores durante esse ano.
Continua depois da publicidade
— Em um ano totalmente atípico, conseguimos realizar inúmeras ações que beneficiaram nossos alunos e toda a comunidade lageana. Ensinamos, aprendemos e tivemos a certeza de que fizemos a diferença na vida de cada aluno — Alderi Oldra, diretor geral do Colégio Santa Rosa.
Conhecimento não linear e valorização das habilidades individuais
Outro conceito em alta é o de “nanodegrees” (nanocertificados), já bastante requerido pelo mercado de trabalho. Na educação básica e média, esse tema foi incorporado para agregar conteúdo extra às matérias exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo que a construção de conhecimentos seja personalizada.
Para diversificar os conteúdos, permitir a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades individuais, foi criada a Sala Maker. O ambiente foi pensado para fomentar o aprendizado e a criatividade. Nele serão ministradas aulas de Tecnologia, Mídias Digitais, Empreendedorismo, Educação Financeira, Mecatrônica, Educação Alimentar no contraturno escolar.
Responsabilidade social
A pandemia nos mostrou que estamos todos ligados (virtualmente e socialmente) e que algumas ações individuais podem ter grande impacto na vida de todos.
Um dos desafios do último ano foi manter as ações de caridade e cuidado com o próximo com a necessidade de distanciamento social. Mas os alunos do Santa Rosa de Lima conseguiram dar continuidade aos projetos sociais e não mediram esforços para enviar mensagens de carinho a internos de asilos da região.
Continua depois da publicidade
— Estabelecer laços e vínculos é a base do crescimento intelectual. Somos responsáveis pela formação do ser humano, entendemos que o ensino vai muito além do aprendizado, e deve ultrapassar barreiras. No último ano, reforçamos a crença da necessidade de entender, ajudar, dividir, partilhar e celebrar juntos. Unindo forças em busca de um mundo melhor — reitera Patricia Lara, diretora administrativa da Instituição.
No ano em que completa 120 anos, o Colégio Santa Rosa de Lima permanece atento às novidades na educação sem descuidar da tradição e dos valores que formaram inúmeras gerações.