Ares de Olimpíadas de 2016 – ou de Copa do Mundo de Futebol de 2014 – sopraram no 25º Abup Show, feira realizada em São Paulo na recente temporada de lançamentos de produtos para a casa. Peças funcionais e decorativas indicam que Brasil virou nome de linha de produtos. E, claro, o Rio de Janeiro é o sinônimo recorrente deste país. Brasília inspira em menor escala.
Continua depois da publicidade

Entre os produtos de uso à mesa com o Rio na cabeça do designer, a linha de porcelanas de fábrica portuguesa interpreta detalhes do mundo carioca (acima e abaixo). Brasil à parte, os utensílios de grife criada por dois irmãos Joseph – vendidos nas lojas do MoMA – chamavam a atenção pelos atributos de versatilidade e colorido intenso.

O designer Antony Joseph criou artigos como as colheres com ímã no cabo (abaixo), que se alinham ao se aproximar uma peça da outra.

Entre os produtos requintados, a obra de Luiz Pellanda e outros designers (no alto, início da matéria). Em porcelanas brancas e metalizadas, a coleção de formas escultóricas já rendeu vários prêmios aos autores.

Produtos importados com aspecto artesanal (acima) deixam em dúvida a forma de confecção. O feito à mão convive com a tecnologia em equilíbrio saudável.
Continua depois da publicidade