O temporal que atingiu Santa Catarina na noite de quinta-feira (25) provocou estragos em cidades da região Oeste. Em Xanxerê, uma árvore caiu sobre uma escola da rede municipal. Ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A queda da árvore aconteceu na escola municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida. O tronco se rompeu e deixou a fachada da unidade coberta por galhos. Segundo a prefeitura, as aulas na unidade estão mantidas nesta sexta-feira (26).
A Defesa Civil de Xanxerê não conseguiu chegar em algumas localidades em função de árvores caídas sobre a rede elétrica e sobre a via.
Foram registrados estragos na Linha Cambuinzal, Linha Invernadinha, Loteamento Lirio Tronco, onde há registro de residências destelhadas. Galhos também atingiram trechos da BR-282, SC-155 e SC-350. Um boletim listando todos os estragos deve ser emitido ainda nesta sexta.
Continua depois da publicidade
O Corpo de Bombeiros de Chapecó também atendeu ocorrências na BR-282, em Coronel Freitas, SC-157, Seara e Serra Alta provocadas pelo temporal.
No Estado, cerca de 126 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite . Nesta manhã, até as 7h30, eram pouco mais de 17,2 mil locais sem fornecimento de energia.
Ciclone provoca vento de 70 Km/h
A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil deve causar ventos de até 70 Km/h em Santa Catarina nesta sexta. Segundo a Defesa Civil, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, as rajadas mais fortes devem ser sentidas entre a tarde e noite desta sexta.
Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Sul e Meio-Oeste há risco “moderado para ocorrências relacionadas aos ventos”, segundo o órgão.
Continua depois da publicidade
Há ainda um alerta da Defesa Civil para mar agitado e risco de ressaca entre esta sexta-feira e sábado (27). As ondas ao longo deste período podem variar de dois a três metros A Grande Florianópolis e o Litoral Sul serão as regiões mais afetadas.
Veja fotos dos estragos
Leia também
Granizo causa estragos e surpreende moradores de Canelinha; veja fotos e vídeos