Os temporais que atingiram cidades de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (28) e este sábado (29) causaram estragos e apagão no Oeste. Em Campos Novos, a prefeitura contabiliza os prejuízos com dezenas de destelhamentos e quedas de árvores. Alguns moradores teriam se machucado e procurado ajuda médica. A Defesa Civil confirmou que um tornado passou pelo município.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme o prefeito de Campos Novos, Sílvio Zancanaro, as equipes estão nas ruas desde o final da noite desta sexta-feira, quando a chuva, acompanhada de muito vento e granizo, provocou cerca de 60 destelhamentos, conforme apuração inicial dos bombeiros militares, além de dezenas de quedas de árvores em vias. Por volta das 17h deste sábado, 26.217 unidades consumidoras tinham energia elétrica, cerca de 29% dos clientes afetados.
Uma força-tarefa da Defesa Civil, setores da prefeitura e bombeiros desobstruiu algumas passagens e distribuiu lonas aos que tiveram a cobertura das residências afetada. A força do vento, de mais de 120 quilômetros por hora, chegou a tombar um caminhão em um posto de combustíveis.
Nesta manhã, de acordo com Zancanaro, um levantamento foi feito para apontar o total de locais afetados. Os principais bairros castigados foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros receberam relatos de pessoas feridas que procuraram o hospital, mas nenhuma vítima acionou a corporação.
Veja fotos:






Apagão em cidades do Oeste

Caçador e região amanheceram no escuro neste sábado. O apagão é geral e afeta mais de dez cidades. Segundo a Celesc, os fortes ventos na madrugada derrubaram quatro torres de transmissão, deixando as subestações de Videira, Caçador e Fraiburgo sem energia.
A Celesc conseguiu redirecionar o atendimento de algumas das subestações para atender a Videira e hospitais da região. Equipes percorrem a região para averiguar a situação e resolver o problema. Ainda não há previsão de quando o sistema será normalizado. Às 21h40min havia mais de 75 mil imóveis sem luz.
Granizo no Vale do Itajaí e ventania no Norte

Municípios do Vale tiveram registro de queda de granizo nesta manhã, como Blumenau e Penha. As pedras, porém, eram pequenas e não causaram estragos. Também nesta manhã, os fortes ventos resultaram em destelhamentos em Joinville.
Continua depois da publicidade
Previsão do tempo
Em nota meteorológica publicada neste sábado, a Defesa Civil de Santa Catarina alertou que há possibilidade de novas ocorrências de chuva forte, raios, queda de granizo e rajadas de ventos, mas a probabilidade é baixa.
A tendência é que as condições melhorem ao longo do dia em boa parte da porção Oeste, Planalto e Litoral Sul. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 30°C no Litoral Sul, 25°C a 29°C no Vale do Itajaí, Planalto Norte, até 19°C no Planalto Sul e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões.
Ventos de fraca a moderada intensidade nas regiões, com rajadas ocasionais, em torno de 55 km/h, no Centro-Leste do Estado.
Leia mais:
SC terá “novo” decreto de combate à pandemia para junho; entenda
Continua depois da publicidade
Acidente entre caminhões deixa dois mortos na BR-101 em Palhoça
Nevascas em Santa Catarina: veja fotos e saiba quando elas ocorreram