O temporal com granizo e vento forte que atingiu Santa Catarina no início da tarde desta terça-feira (23) deixou diversas cidades do Estado sem luz. Por volta das 17h quase 45 mil imóveis registraram queda da energia elétrica. Segundo a atualização mais recente, às 21h, a energia na maioria das unidades já tinha sido reestabelecida.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Celesc, o município de Schroeder, no Norte Catarinense, chegou a ficar quase inteiro sem luz, com 7.726, das 7.797 unidades consumidoras com interrupção no abastecimento. 

O Médio Vale do Itajaí também registrou queda em boa parte dos municípios ao longo da tarde. Blumenau chegou a ficar com mais de 27 mil lugares sem energia elétrica. A segunda cidade mais afetada é Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Até as 17h, a Celesc registrou 851 interrupções de luz na cidade, o número às 21h, caiu para 56 imóveis sem energia. 

> Destaque da semana; Ciclone próximo de SC

Continua depois da publicidade

Em nota, a Celesc explicou que ventos fortes fizeram vegetação e outros objetos atingirem a rede elétrica, e interromper o fornecimento em alguns municípios da Grande Florianópolis. Segundo a empresa, até as 18h15, equipes continuavam trabalhando para reestabelecer a energia. A atualização mais recente, às 21h, apontou que após o trabalho, apenas 0,05% das unidades ainda estão sem energia. Veja a nota na íntegra no fim da matéria. 

Além da falta de luz, o vento forte e a chuva de granizo causaram grandes estragos em Canelinha, na Grande Florianópolis. No município, o temporal destelhou escolas, casas e postos de saúde. Já em cidades do Litoral Norte, como Itapema, as pedras parecem ter dado apenas um susto, com fotos e vídeos registrados pelos cidadãos

Nota da Celesc

“A Celesc informa que a queda de vegetação e objetos na rede elétrica que atende a Grande Florianópolis, incluindo a Capital e os municípios de São José, Biguaçu, Canelinha e Nova Trento, em razão dos fortes ventos que atingem a localidade, interrompeu o fornecimento de energia desses locais na tarde desta terça-feira (23). No pico da ocorrência, cerca de 13 mil unidades consumidores ficaram sem luz. No momento, as equipes de emergência da distribuidora percorrem o circuito de energia dos municípios afetados para reparos da rede de distribuição e retirada dos galhos e objetos que atingiram o sistema. Até às 18h15, cerca de 7,5 mil unidades consumidoras permaneciam sem luz. As equipes continuam trabalhando até o restabelecimento completo da rede”

Leia também

Tarde de sol em Blumenau iguala a maior temperatura de 2021 na cidade

Joinville tem sensação de calor de 51°C nesta terça-feira

“Impressão que íamos ficar soterrados”, conta vítima de desabamento em Joinville