A chuva e o vendaval que atingem Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (30) deixam cerca de 50 mil pontos sem energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Segundo a Celesc, Joinville é uma das cidades mais afetadas. Até as 16h, 13.635 clientes da concessionária estavam sem energia na região. Em Chapecó, o número de pontos sem luz chega a 12.510 e, em Jaraguá do Sul, 10.571. Não há previsão para normalização do serviço.
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A chegada de uma frente fria em SC provocou rajadas de vento, que ultrapassaram 80 km/h. Segundo a Defesa Civil, a condição climática também causa agitação marítima – formando ondas de até três metros, situação que favorece a ressaca.
Confira orientações da Defesa Civil
Em caso de ventos fortes: a população deve procurar abrigo longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. Além disso, é recomendado ficar longe de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos.
Continua depois da publicidade
Em caso de alagamentos, inundações e mar agitado: evitar dirigir e transitar no local, além de cuidar com crianças perto de rios. A Defesa Civil pede ainda para que não haja pesca, nesse período, prática de esportes náuticos e caminhada ou pedalada na orla da praia.
Em caso de ressaca: atenção às edificações e estruturas em áreas vulneráveis à erosão, além de ser preciso proteger embarcações e apetrechos de pesca.
Previsão do tempo
No final da quarta-feira (30), o vento Sul chega em Santa Catarina – com rajadas no Litoral, segundo o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski. A quinta e a sexta-feira serão marcadas pelo frio em algumas regiões do Estado.
Na Serra, as temperaturas podem chegar em torno de 6°C.. A tarde, a máxima em todas as cidades não passam de 20 a 22°C.
Continua depois da publicidade
Leia mais
O que já se sabe sobre o caso do serial killer de animais em Campos Novos
O que faz SC ter o maior número de praias limpas do Brasil; confira quais são elas