Um temporal de granizo ocorrido na tarde deste domingo (9) no Oeste de Santa Catarina deixou ao menos cinco famílias desabrigadas e mobilizou decretos de emergência em três municípios. O mau tempo com ventania teve início às 17h e se estendeu ao longo da madrugada desta segunda (10), quando moradores e autoridades ainda contabilizavam os estragos na região.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
As cidades afetadas pelo granizo foram Maravilha, Iraceminha, Flor do Sertão e Saudades. A primeira delas, a mais atingida, teve 30 residências e um prédio comercial em parte destelhados pelas pedras de gelo. A Defesa Civil precisou distribuir 6,4 mil metros quadrados de lona para cobrir esses imóveis.
Além disso, na localidade da linha Tope da Serra, no interior de Maravilha, houve o registro dos desabrigados pelo temporal. O município foi um dos que decretou emergência.
Em Iraceminha e Flor de Sertão, as outras cidades agora em emergência, o granizo deixou casas destelhadas, atingiu lavouras e criações de animais. Na primeira dessas duas cidades, a força do temporal assustou moradores, enquanto, na segunda, chamou a atenção o tamanho das pedras de gelo.
Continua depois da publicidade
Já em Saudades, o telhado de um ginásio de esportes na linha Itapé teve uma parte arrancada pelo vento e sofreu perfurações com o granizo. Um barracão próximo ao local também foi danificado.
Não houve feridos nas ocorrências, apesar do susto causado aos moradores da região. O Oeste catarinense chegou a esta segunda ainda sob chuva intensa, causada por influência de um ciclone extratropical, o que deve se estender por todo o estado ao longo dos próximos dias.
Veja vídeo do temporal de granizo no Oeste de SC
Leia mais
Por que SC lida com tantos extremos climáticos
Ataque de abelhas contra família em SC deixa vítima com 450 ferroadas e mata dois cães
Últimas 48 horas de menino morto pelo pai em SC revelam de extorsão a depósito de armas