Municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina foram atingidos por um temporal de granizo no início da tarde desta terça-feira (10). Ao menos Água Doce, Treze Tílias, Salto Veloso, Arroio Trinta e Macieira tiveram registros do fenômeno, com imagens que viralizaram nas redes sociais da paisagem tomada pelas pedras de gelo. A região segue com alerta para novas ocorrências ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O temporal não chegou a avançar sobre as cidades, se concentrando em áreas rurais. Por conta disso, os estragos se deram nas plantações da região, em especial as de milho, soja e também de uva, segundo relatou o coordenador regional da Defesa Civil em Caçador, Paulo Gaiovis, ao Diário Catarinense.

 — Em algumas áreas o granizo chegou a destruir bastante a lavoura de milho. Mas as pedras não foram tão grandes nem chegaram nas áreas urbanas, então não houve caso de destelhamento — disse Gaiovis.

Moradora da região, Adriana Correa diz que as propriedades dos pais e de familiares nas comunidades de linha Gramado e Linha Aparecida, no interior de Arroio Trinta, tiveram as plantações arrasadas.

Continua depois da publicidade

— Meu pai, há 70 anos que vive naquele local, disse nunca ter visto nada parecido. Até mesmo as hortas foram danificadas e não aguentaram as pedras em excesso. Não sobrou praticamente nada.

A Defesa Civil monitora a possibilidade de novos temporais isolados. Por volta das 15h30, logo na sequência dos registros no Meio-Oeste, o órgão emitiu alerta para a possibilidade de queda de granizo e também de fortes rajadas de vento ainda na região, no Oeste e também no Planalto Sul.

Veja vídeo do temporal de granizo em Arroio Trinta:

Leia mais

Com pancadas de chuva ao fim do dia, terça-feira será de temperaturas elevadas em SC

Casos de gripe e virose pressionam sistema de saúde em praias do Norte de SC

Quem são os 37 catarinenses bilionários na lista da Forbes no Brasil