A quarta-feira (4) começou com chuva forte em Joinville e região, seguindo a tendência que já a previsão já apontava para toda Santa Catarina de temporais com risco de alagamento, vendaval e até mesmo granizo. Na região Norte, os temporais iniciaram durante a madrugada e seguem no início da manhã desta quarta.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Em Joinville, a ocorrência mais grave registrada pela Defesa Civil foi o desabamento de uma casa na Zona Sul, no Parque Guarani. Os pontos de água acumulada em ruas por todo o município causam muitas complicações no trânsito, com pontos de lentidão em praticamente todos os bairros de Joinville.

VÍDEO: Cratera na rua “engole” carro durante temporal em Joinville

Casa desaba durante temporal e mulher perde tudo em Joinville: “Não sei onde vou dormir”

Continua depois da publicidade

Entre as ruas afetadas estão ligações importantes da cidade, como Marquês de Olinda, Visconde de Taunay, Orestes Guimarães e transversais da Rua São Paulo, na Zona Sul da cidade.

A prefeitura de Joinville informou que está em alerta laranja no Plano de Contingência por causa do temporal e monitora com a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito toda a situação na cidade.

— A maior possibilidade de inundação é nas regiões urbanas, aquelas que há rios nas proximidades. Citamos, como exemplo, a região central e pontos na zona Sul que já sentem a influência da quantidade de chuva — destacou o gerente da Defesa Civil, Maiko Richter.

Chuva torrencial, ventos fortes e queda de temperatura deixam SC em alerta

A chuva afeta também o trânsito na BR-101, que flui com muita lentidão em todo o trecho entre Joinville e Garuva, até a divisa com o Paraná. Ao menos dois acidentes foram registrados pela Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia federal.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da chuva na região Norte:

Alagamentos em cidades da região

A chuva causa transtornos na manhã desta quarta em várias cidades da região Norte. Em Guaramirim os bairros mais afetados são Centro, Amizade e Avaí. Em Balneário Barra do Sul já há o registro de alagamentos no Centro e nos bairros Salinas e Costeira.

Em São Bento do Sul, imagens mostram ruas tomadas pela água no Centro da cidade. Os bombeiros atendem também a ocorrências de pessoas ilhadas em pontos da cidade que estão alagados na região de Serra Alta e nos arredores da BR-280.

São Bento do Sul decreta situação de emergência e tem desalojados por causa da chuva

Vídeo mostra alagamento em São Bento do Sul

Leia também

FOTOS: Fortes chuvas deixam pessoas feridas e fazem estragos em cidades de SC

Continua depois da publicidade

Ciclone, calor, frio, chuva em SC: médicos explicam como a alternância de temperatura  pode afetar a saúde