Um temporal causou destelhamentos e queda de árvores em ao menos cinco cidades da Serra Catarinense na madrugada desta quinta-feira (31). Segundo a Defesa Civil estadual, até o momento há registro de estragos em Lages, Otacílio Costa, Capão Alto, Cerro Negro e Bocaina do Sul.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme a Defesa Civil estadual, houve registro de fortes chuvas e de rajadas ventos que chegaram perto dos 90 km/h. As defesas civis municipais estão nas ruas na manhã desta quinta (31) para verificar as condições e levantar com mais detalhes os estragos provocados pela tempestade. Não há informações sobre feridos.
Na cidade de Lages, conforme a Defesa Civil da cidade, os ventos chegaram a 82 km/h durante a madrugada e choveu 36 mm num período de seis horas. A tempestade atingiu 22 bairros, com ocorrências de destelhamento, quedas de árvore, placas de publicidade e postes.
Segundo a atualização do mapa das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) às 10h20min desta quinta-feira, 24.387 unidades continuavam sem energia elétrica nas cidades da região. Os municípios de Lages, Anita Garibaldi e Campo Belo do Sul estão entre os mais afetados pela falta de luz no momento.

Alerta para temporais em SC
A Defesa Civil segue em alerta para a possibilidade de temporais em Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (31). Em boletim divulgado nesta manhã, o órgão informou a previsão de tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo, sobretudo no Extremo Oeste, no Oeste e no Meio-Oeste, onde as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h.
Continua depois da publicidade
Estragos na Grande Florianópolis e no Sul
Os temporais nesta semana já afetaram outras regiões do Estado. No começo da tarde de terça-feira (29), rajadas de vento causaram estragos em cidades da Grande Florianópolis. Houve registros de prédios destelhados, queda de árvores e de placas em Palhoça, Rancho Queimado, São José e em diferentes bairros da Capital. Pouco antes, a região de Criciúma, no Sul do Estado, também registrou estragos por conta de um vendaval.
Leia também
Chance de temporais diminui em Santa Catarina
Nuvem prateleira: entenda o fenômeno registrado antes de temporal em Laguna, no Litoral Sul