Uma Frente de Rajada – tempestade de forma rápida com formato de um arco aberto que causa fortes rajadas de vento em superfície – afetou a população do Alto Vale neste domingo, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Os ventos chegaram a atingir 91,7 quilômetros por hora por volta das 18h na cidade de Lontras.
Continua depois da publicidade
– Com a condição atmosférica atual de calor e umidade, todos os dias isoladamente poderemos ter registros desses sistemas em qualquer região do Estado – informa o assessor de imprensa da Defesa Civil do Estado, Paulo César Santos.
Durante a noite de domingo, a Celesc Regional Rio do Sul informou que 14 cidades do Alto Vale ficaram sem energia elétrica. Laurentino, Rio do Oeste, Trombudo Central, Pouso Redondo, Braço do Trombudo, Atalanta, Agrolândia, Rio do Campo, Ituporanga, Chapadao do Lageado, Imbuia, Petrolândia, Leoberto Leal e José Boiteux tiveram a luz interrompida por conta de problemas em linhas de transmissão.
Outras cidades também registraram rajadas de vento. Segundo dados da Epagri/Ciram no Vale, além de Lontras, outras cidades registraram ventos com média de 52,9 quilômetros por hora. Ituporanga teve 85,68km/h, Rio do Campo 67,68km/h, Indaial 64,8km/h, José Boiteux 62,28km/h e Benedito Novo 49,03km/h.
O diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Teodoro da Silva, informou que na cidade os ventos atingiram a média de 80 a 90 quilômetros por hora destelhando aproximadamente 10 casas e derrubando árvores, inclusive em rodovias estaduais.- O temporal começou no fim da tarde e foi rápido, mas o suficiente para destelhar casas – ressalta Teodoro.
Continua depois da publicidade
No domingo à noite, a BR-470 chegou a ficar interrompida no trecho localizado em Trombudo Central por conta da queda de árvores na pista. O trânsito ficou interrompido por mais de uma hora e foi liberado por volta das 20h.