O temporal que caiu em Blumenau no final da tarde desta quinta-feira (11) alagou ruas e deixou quase 18 mil imóveis sem luz. Vídeos compartilhados na internet mostram água na Rua Progresso, na região Sul, e na Rua dos Caçadores, na Velha, no trevo do Celeiro do Vale, no Salto do Norte, e na Rua São Paulo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Até as 17h35min os bombeiros tinham sido chamados para ao menos três ocorrências em virtude do temporal. Todas tratavam de queda de árvores. Em uma dessas, na Rua 2 de Setembro, o chamado apontava que um galho atingiu a cabeça de uma pessoa e provocou sangramento.
Conforme balanço da Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (12), o órgão atendeu 15 ocorrências devido à chuva. A maioria (nove) foram quedas de árvores, mas houve três análises de risco, dois destelhamentos e um deslizamento de terra.
Em uma hora choveu cerca de 44 milímetros na cidade, mostraram dados da Defesa Civil estadual. O sistema de drenagem de algumas ruas não deu conta de tanta água em curto espaço de tempo, o que gerou os alagamentos pontuais. A situação foi normalizando assim que a tempestade foi dando trégua.
Continua depois da publicidade
Com quase 18 mil imóveis sem luz, a região da Velha foi a mais afetada pela falta de energia elétrica, com pouco mais de 16 mil casas desabastecidas. Dados do AlertaBlu mostram que o maior volume de chuva caiu justamente na região da Coripós, com 44,2 milímetros.
O temporal dessa tarde já era esperado e a prefeitura emitiu alertas. Por volta das 15h, os termômetros chegaram a 35,2ºC e a sensação térmica de 43,1°C.
Como é um dia de verão na Praia do Pinho, berço do nudismo no Brasil; veja fotos
Leia mais
Blumenau tem o quarto dia seguido de sensação térmica acima dos 40°C; veja fotos