Mesmo com a previsão de chuva, a estiagem deve se manter no Oeste de Santa Catarina nos próximos três meses. É o que aponta a previsão climática da Epagri/Ciram para o trimestre, divulgada nesta sexta-feira (25). Apesar disso, há chances de temporais isolados, geada e formação de ciclones extratropicais em algumas regiões.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de que Santa Catarina tenha chuva abaixo da média climatólogica no trimestre e, por isso, a estiagem deve continuar, principalmente no Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Apesar disso, nos primeiros 15 dias de março, o Estado pode ter chuva significativa e frequente, principalmente do Planalto ao Litoral.
A formação do fenômeno deve ocorrer devido a passagem de ao menos duas frentes frias, influência de cavados (áreas de baixa pressão) e do aquecimento durante o dia, uma característica do fim do verão.
Além disso, segundo a Epagri/Ciram, a estação deve terminar com alta presença de temporais localizados com raios, granizo e ventania. O outono inicia oficialmente no Estado em 20 de março, por volta das 12h30.
Continua depois da publicidade
Já na segunda quinzena do próximo mês, as chuvas de verão devem diminuir, principalmente com a chegada de novas frentes frias ao Sul do país. A média mensal deve variar entre 100 e 130 mm do Oeste ao Planalto e entre 150 e 210 mm no Litoral.
Em abril e maio, a precipitação diminui ainda mais, com uma média mensal em torno de 100 e 170 mm no Estado. A Epagri alerta, ainda, que em março, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que deve provocar vento intenso e mar agitado com ressaca.
> Mais de 100 cidades de SC decretam emergência por causa da estiagem
SC deve ter formação de geada em abril
De acordo com a Epagri/Ciram, em relação a temperatura, a previsão é que ela fique próxima a média climatológica em Santa Catarina, com maior amplitude térmica durante o outono. Ou seja, os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais alta durante a tarde.
Desta forma, segundo o órgão, há chances de episódios isolados de geada nas áreas altas do Planalto Sul, se tornando mais frequente no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio no Estado. Porém, os meteorologistas não descartam dias com os termômetros acima de 30°C, principalmente em maio.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Mais de 70 pontos das praias de SC estão impróprios para banho; veja a lista
Abrigado em bunker, blumenauense que mora na Ucrânia relata bombas, tiros e medo