Mais de 59 mil unidades consumidoras em Santa Catarina ficaram sem energia elétrica por conta das chuvas com fortes ventos e descargas elétricas na noite desta terça-feira (15). As regiões da Grande Florianópolis, Blumenau e Criciúma foram as mais afetadas de acordo com a Celesc. Até o início da manhã desta quarta, ainda registravam falta de luz municípios do Vale do Itajaí, do Oeste e Sul do Estado, onde também ouve registro de alagamento e destelhamento.
Continua depois da publicidade
Conforme o mapa de monitoramento da central elétrica, em Criciúma, pouco mais de 2 mil unidades consumidoras amanheceram no escuro. Já em Rio do Sul, são 396 unidades sem luz. No Extremo-Oeste, em Anchieta, 355 unidade consumidoras continuam sem energia. No Meio-Oeste, em Vargem Bonita, são 144 unidades. A companhia elétrica afirma que equipes já estão em atividade para restabelecer o fornecimento.
No Twitter, a Celesc explicou que a falta de energia em diversos locais do Estado era em virtude dos temporais:
O temporal que estava no Sul de SC avança para Itajaí, Rio do Sul e Blumenau, passando pela Grande Florianópolis. No momento, 52 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. Equipes em campo para restabelecer o sistema. O vídeo é em Itajaí. pic.twitter.com/xHynlP8mvx
— Celesc (@Celescinforma) 15 de janeiro de 2019
Em Balneário Camboriú, cerca de 7 mil imóveis estavam sem energia, o que representa quase 10% da cidade. Na vizinha Camboriú também eram mais de 7 mil locais sem luz (perto de 20% do município).
Continua depois da publicidade
No Vale do Itajaí, as cidades de José Boiteux e Apiúna estavam com mais de 50% das casa sem luz.
Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foram registrados problemas por conta de galhos de árvore sobre a fiação elétrica. Às 22h30, mais de 6,9 mil unidades estavam sem luz na cidade.
A Defesa Civil de Santa Catarina publicou em seu site aviso de pancadas de chuva com descargas elétricas nas regiões Oeste, Meio-oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Vale do Itajaí durante a noite de terça. Às 20h35min, foi emitido alerta de atenção para alagamentos na cidade de Campo Alegre, no Planalto Norte.
O meteorologista Leandro Puchalski alerta que a quarta-feira será de calor, com mais chances de chuva de verão no Oeste do Estado. Confira a previsão completa.