Com a previsão de chuvas volumosas e temporais a partir desta quarta-feira (9), municípios do Oeste de Santa Catarina estão em alerta para a possibilidade de ocorrências relacionadas às condições climáticas. A região, além das enxurradas, costuma ser atingida com as fortes rajadas de vento, que causam prejuízos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias pelo nosso canal no WhatsApp
O coordenador regional da Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, destaca que a quarta-feira começou com tempo instável em praticamente todo o Estado. No início da madrugada, foram registrados temporais frequentes no Extremo-Oeste e Oeste catarinense.
— No momento, os temporais perderam força e deram lugar à chuva persistente, de fraca a moderada intensidade, entre o Grande Oeste e o Planalto Norte. A previsão indica que a chuva se espalha para o Centro-oeste catarinense nas próximas horas, trazendo acumulados significativos ao longo do dia. Neste momento, o risco é moderado para ocorrências relacionadas às chuvas persistentes, como alagamentos, mas ele aumenta ao longo do dia — explicou o coordenador.
“Hotéis e postos lotados”: Estudante de Florianópolis vai enfrentar furacão Milton em casa
Continua depois da publicidade
Em alerta
Em Concórdia, a Defesa Civil e a administração municipal se reuniram na última terça-feira (8) para discutir medidas de minimização de riscos e resposta a possíveis problemas causados pelas chuvas.
Segundo a prefeitura, equipes de trabalho estão preparando e organizando equipamentos e maquinários para serem utilizados de imediato, caso seja necessário.
A Secretaria Municipal de Educação também está atenta ao risco de suspensão das aulas e do transporte escolar, especialmente na área rural. Já a Secretaria de Assistência Social prepara locais que sirvam de abrigo. Mas, conforme explica o prefeito Rogério Pacheco (PSD), não há motivo para pânico, pois são apenas medidas preventivas.
— Estamos nos antecipando para minimizar os riscos e garantir que as ocorrências sejam atendidas o quanto antes, caso aconteçam. Nossa principal preocupação é garantir a segurança das pessoas e evitar prejuízos — pontua.
Continua depois da publicidade
Alerta em toda a Santa Catarina
De acordo com o alerta emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Epagri/Ciram, a chuva intensa deve atingir todas as regiões.
São esperados acumulados entre 100 e 200 mm em diversas áreas, com maiores volumes concentrados na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e áreas de encosta. O alerta se estende até sexta-feira (11), com risco elevado de inundações, enxurradas e deslizamentos.
No Grande Oeste o dia mais crítico deve ser na quinta-feira (10), quando são esperados temporais isolados, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo. Já na sexta (11), a passagem de uma frente fria manterá as condições de chuva volumosa, principalmente nas bacias hidrográficas e áreas de maior risco geológico.
A população pode receber os alertas da Defesa Civil de Santa Catarina direto no celular, basta se cadastrar enviando uma mensagem de SMS com o número do CEP da localidade para o número 40199. Em caso de emergência, é recomendado o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193, e a Defesa Civil, através do 199.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Furacão Milton: vídeo mostra turbulência intensa de avião ao passar por dentro da tempestade
Entenda os fatores que fazem o furacão Milton ser tão perigoso