Depois do intenso calor registrado entre a manhã e o início da tarde desta quinta-feira (12), temporais e granizo atingem a maioria das regiões de Santa Catarina. A chuva e os fortes ventos já chegaram à região da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Há registro de granizo no Centro de Florianópolis e em diferentes bairros de São José, onde muitas moradias já estão sem luz. Em Campinas há ruas inteiras alagadas. Em Kobrasol, perto do Shopping Itaguaçu, o granizo que caiu tem o tamanho de pedras de gelo.

Na Capital, segundo a Defesa Civil de Florianópolis, não houve muitos danos com destelhamentos ou quedas de árvores e estruturas, apesar da chuva de granizo. A falta de energia elétrica é o maior problema na cidade.

Até às 17h30 não havia relatos de estragos em outras regiões do Estado, segundo a Defesa Civil de SC.

Veja também: VÍDEO: temporal atinge Grande Florianópolis nesta quinta

Continua depois da publicidade

Chuva forte causa queda de energia no Vale do Itajaí

****
Alagamento em Campinas, no bairro São José (Foto: Mário Felippe/Divulgação)

Um alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, emitido no início desta tarde e com base da meteorologia da Epagri/Ciram, também apontou para risco de granizo em Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Garopaba. Logo em seguida foi emitido outro alerta com risco de tempestades e granizo em Governador Celso Ramos, Tijucas e Bombinhas.

Em Palhoça, no bairro Pedra Branca, estruturas foram danificadas e há destelhamento em algumas casas da cidade.

***
Estragos no bairro Pedra Branca, em Palhoça (Foto: Lucas Martins Silva/Divulgação)

A Defesa Civil de Santa Catarina também alerta para o risco de granizo no Sul do estado, nas proximidades de Tubarão, Urussanga e Jaguaruna, no Extremo Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul.

Outras cidades:

Segundo alerta da Defesa Civil de SC, há possibilidade para temporais com granizo entre 15h e 17h para Paulo Lopes, São Bonifácio, Santa Rosa de Lima, Braço do Norte, Rio Fortuna, Grão Pará, Laguna, Morro da Fumaça e Criciúma.

Continua depois da publicidade

Confira o vídeo da chegada do temporal em Florianópolis

Sem energia elétrica

Os temporais desta quinta-feira prejudicaram também o abastecimento de energia elétrica em todo o Estado. Por volta das 15h30min, a Grande Florianópolis era a principal região do Estado afetada, com 19 mil unidades consumidoras sem fornecimento de energia elétrica. Às 16h horas já eram 76.229 unidades consumidoras sem energia na Grande Florianópolis.

As principais cidades afetadas no primeiro momento foram Palhoça, com 9,6 mil, equivalente a 10% do total da cidade, e São José, com 1,7 mil unidades sem abastecimento (1,4% do total de unidades).

A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, também registrava alto número de unidades sem energia elétrica, com 1,9 mil unidades sem fornecimento.

Veja a chuva de granizo que caiu na Grande Florianópolis

Cuidados

Em caso de tempestades ou alagamentos e inundações, alguns cuidados são sugeridos. Confira:

Continua depois da publicidade

Tempestades:

– Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

– Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.

– Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos:

-Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.

– Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Continua depois da publicidade