Chuvas fortes que causaram transbordamento de rios e deslizamento de lava vulcânica deixaram 37 pessoas mortas neste fim de semana em cidades da Indonésia. A força das águas deixou estradas destruídas e casas submersas. Outras 15 pessoas permaneciam desaparecidas até a manhã desta segunda-feira (13). As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os temporais deste fim de semana se juntam a fortes chuvas registradas nos últimos dias na Indonésia e também no Afeganistão, que já resultaram em mais de 330 mortes, segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU).
No caso dos temporais na Indonésia, a chuva que atingiu a província de Sumatra Ocidental, na costa oeste da ilha de Sumatra, causou deslizamento de lava vulcânica fria do Monte Merapi, vulcão mais ativo do país. O material que deslizou do vulcão atingiu um rio, que transbordou e provocou inundações por toda a região. Segundo informações da agência de notícias Associated Press, cerca de 100 casas e alguns prédios ficaram embaixo d’água em razão desse episódio.
No fim do ano passado, o Monte Merapi entrou em erupção e causou a morte de 23 alpinistas que escalavam o local.
Continua depois da publicidade
No caso das chuvas que atingiram o Afeganistão, mais de 1 mil casas foram destruídas e cerca de 300 pessoas morreram. Segundo a ONU, as chuvas sazonais que costumam atingir o país nesta época do ano foram mais intensas desta vez.
Leia também
Hemosc envia 848 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul
Bichos mortos, comida estragada e muita água: fotos mostram como está o Aeroporto de Porto Alegre
VÍDEO: Filhotes de cães são resgatados embaixo de casa alagada no Sul de SC