Os temporais da última quinta-feira causaram estragos na região Oeste, Meio-Oeste, Serra e Vale do Itajaí em Santa Catarina. Os acumulados de chuva foram significativamente menores do que os da última semana, mas chegaram a 62mm em Rio das Antas, 51mm em Rio Rufino e 45mm em Chapadão Lageano. Também foram registrados granizos e descargas elétricas.
Continua depois da publicidade
Para esta sexta-feira, a Epagri/Ciram alerta para previsão de pancadas de chuva com descargas elétricas e risco de granizo com rajadas de vento ao longo da tarde no Planalto Norte, Litoral Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Meteorologia alerta para risco de mais temporais em SC nesta sexta-feira
Os maiores transtornos registrados até agora são em relação ao fornecimento de energia elétrica nas regiões. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), 17 mil unidades consumidoras estão sem luz no início da tarde desta sexta-feira. Durante a noite, esse número chegava a 44 mil. As regiões de Blumenau, Videira, Lages e Tubarão são as mais afetadas com cortes em 2,4 mil, 2,9 mil, 3,6 mil e 4,6 mil unidades, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Blog do Puchalski: como fica o tempo neste fim de semana no Estado
A estatal trabalha para recuperar o sistema, mas, segundo a assessoria da Celesc, várias ocorrências pontuais ocasionadas pelas chuvas estão sendo mapeadas. A situação mais grave é em Videira, onde um transformador da subestação queimou ao longo da noite. Não há uma previsão para a retomada total do sistema.
Transtornos em várias regiões
Os municípios de Chapecó, Joaçaba, Aberlado Luz, Caxambu do Sul, Abdon Batista, Capão Alto, São Joaquim, Pinheiro Preto e Cerro Negro notificaram estragos à Defesa Civil estadual até a tarde desta sexta-feira. As ocorrências, em grande parte, se tratavam de casas destelhadas. Casos de Joaçaba, Chapecó, São Joaquim e Capão Alto, em que algumas residências tiveram que ser cobertas por lonas.
Em Aberlado Luz, no Oeste, o Corpo de Bombeiros teve que realizar 140 atendimentos de assistência humanitária em oito barros da cidade. Em Caxambu do Sul, também no Oeste, árvores caíram em meio as rodovias e casas foram destelhadas.
Continua depois da publicidade
Já em Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, um rancho agrícola sofreu um desabamento. Ninguém ficou ferido, mas uma vaca ficou presa e teve que ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.