Depois do calor, um temporal. Esse é o alerta feito pela Defesa Civil para o final da tarde deste domingo (13) em diversas cidades de Santa Catarina. A chuva pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

Continua depois da publicidade

A previsão é que o fenômeno atinja principalmente as regiões próximas ao Rio Grande do Sul, devido à aproximação de uma frente fria. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, as chances é que o temporal aconteça antes das 17h.

Nos demais pontos, como Litoral Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, parte do Médio Vale e Planalto Norte, as ocorrências podem ser registradas entre 17h deste domingo e madrugada de segunda-feira (14). Conforme o aviso da Defesa Civil, “há risco moderado para eventos adversos”.

Estragos no sábado

Neste sábado (12) após o forte calor, cidades de Santa Catarina registraram chuva, alagamentos, fortes ventos e queda de granizo. Em Lages, na Serra catarinense, casas ficaram destelhadas.

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, a chuva começou por volta das 17h. Além de relâmpagos e raios, em alguns bairros foram registrados pequenas pedras de granizo. Houve registro de pontos de alagamento de vias. Em Brusque a chuva também provocou alagamentos pontuais.

Continua depois da publicidade

Já a cidade de Campo Alegre, no Norte catarinense, também registrou chuva com queda de granizo durante a tarde deste sábado.

As ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil dos municípios e não houve necessidade de solicitar auxílio da Defesa estadual.

> Homem mata pit bull enforcado e é preso em SC

Saiba como se proteger de tempestades

— Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;

— Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;

Continua depois da publicidade

— Se estiver na praia, jamais fique na água;

— Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade;

— Em caso de temporal com raios, tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Leia também:

> Noivo surpreende e faz pedido de casamento na roda gigante de Balneário Camboriú; veja vídeo

> Fiscais são agredidos a socos em bar de Blumenau durante inspeção contra a Covid-19

> Policial militar agride tenente-coronel com soco ao se recusar a usar máscara; veja o vídeo

> Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial de dezembro