Temporais causaram transtornos em Santa Catarina nesta quinta-feira (20). Mais de 104 mil unidades consumidoras, que incluem residências, comércio e indústrias, estavam sem energia elétrica às 19h50min, segundo dados da ferramenta em tempo real da Celesc. Além disso, foram registrados destelhamentos e queda de árvores em diversas regiões, principalmente Oeste.
Continua depois da publicidade
A noite deve seguir com chuvas. Às 19h29min, a Epagri/Ciram divulgou previsão de temporais em todas as regiões de SC até às 23h, com chuva, raios, ventania e granizo isolado.
A região mais afetada pela falta de luz às 19h50min era a da Grande Florianópolis, com 42,9 mil unidades sem luz. Na região da metropolitana da Capital, por volta das 20h30min, 420 chamados diferentes estavam registrados. Ao todo 32 equipes de plantão/emergência estavam trabalhando na regional.
No Vale do Itajaí, pelo menos 30 mil unidades estavam sem luz às 23h. Em Blumenau, os bairros mais atingidos eram Testo Salto e Vila Itoupava.
A região de Criciúma estava com 10,7 mil unidades sem luz. Rio do Sul registrou 8,6 mil unidades sem energia, já São Bento do Sul, 7,6 mil.
Continua depois da publicidade
Joinville, Lages e Mafra e cidades ao redor apresentaram falta de luz em cerca de 5 mil unidades.
Em nota, a Celesc diz que as equipes estão em campo atendendo por ordem de prioridade/risco as ocorrências em função do temporal.
"Com ventania, muitos objetos e vegetações são lançadas sobre a rede elétrica, isso gera um grande número de chamados diferentes também. Em Florianópolis cinco alimentadores de energia estão fora de operação", diz a nota.
Vendaval em Xanxerê destelha casas e derruba árvores
Em Xanxerê, por volta das 17h30min, o vendaval destelhou casas e derrubou árvores. Uma das árvores caiu sobre um carro e uma vítima ficou presa. Pelo menos 18 residências foram atingidas no município, segundo a Defesa Civil. Em Concórdia, a chuva intensa provocou alagamentos em diversos pontos da cidade.
Segundo a Defesa Civil, às 14h, em Itá o vendaval provocou queda de árvores e destelhamento.
Além disso, houve alta incidência de raios no Estado. A Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat) destacou a incidência principalmente em Blumenau, Brusque e Major Gercino.
Continua depois da publicidade
Veja a incidência de #raios em #SantaCatarina na ult1h #ATENÇÃO em #Blumenau #Brusque #MajorGercino nas próximas horas #RINDAT @Celescinforma pic.twitter.com/GIi0f1JSdB
— RINDAT Brasil (@RINDAT_BR) December 20, 2018