Prazo prolongado para pagamento, descontos de até 70% e sorteios de caminhonetes. Vale tudo para fisgar o bolso do consumidor nos primeiros dias de 2016 em Blumenau. As liquidações são a grande aposta das redes varejistas para vender os produtos de mostruário, bater as metas e tentar equilibrar os números abaixo do esperado em 2015, reflexos de um período de crise.

Continua depois da publicidade

::: Balanço das vendas de Natal será divulgado hoje pela CDL

Apesar de a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau optar por não investir em uma promoção que envolva todos os associados, em uma caminhada pelas principais ruas da cidade é possível ver as lojas preparadas para a queima de estoque, principalmente as especializadas em produtos de linha branca, como geladeiras, lavadoras e fogões.

Na rede de lojas Koerich, uma das apostas é o prazo estendido para pagamento: o cliente pode optar por começar a pagar as parcelas somente após a Páscoa. Para o gerente de Marketing da loja, Adilson Toll, o período de férias precisa ser aproveitado, já que o consumidor está com mais tempo livre no dia a dia.

– As liquidações de fim de ano são um complemento do Black Friday. Conseguimos reunir vários atrativos para poder encantar o cliente e para fazer os melhores negócios antes da virada do ano ou nos primeiros dias 2016 – diz.

Continua depois da publicidade

Dirigente pede bom-senso para emplacar promoções

O gerente de vendas da rede Berlanda, Eloir Tluszc, acredita que as lojas precisam desenvolver estratégias para atrair a atenção do consumidor:

– Neste momento em que o cenário econômico não é favorável, o consumidor precisa ser provocado, despertando o desejo de comprar. Ao longo do ano a empresa fez quatro ações de curto prazo que tiveram grande êxito – garante.

Na avaliação do presidente da CDL de Blumenau, Helio Roncaglio, é preciso que o comerciante estabeleça um limite entre a necessidade da venda para recuperar o capital de giro e o respeito ao consumidor:

– O cliente fiel de uma loja, que compra um produto no dia 20 de dezembro e vê uma promoção começar logo após o Natal fica muito chateado – avalia.

Continua depois da publicidade

Para o dirigente, a solução é conceder gradativamente os descontos. A orientação da CDL é que o lojista aguarde pelo menos 15 dias após o Natal para iniciar a temporada de descontos, algo que não se observa na prática.

O coordenador do Procon em Blumenau, Alexandre Caminha, alerta que o mercado é livre, por isso é comum que os preços mudem durante os períodos do ano. No entanto, o consumidor precisa estar atento, pesquisar antes de comprar para evitar falsas promoções e avaliar se realmente precisa do produto. É necessário que fique alerta aos itens em exposição:

– O consumidor precisa estar ciente de que aquele produto, por estar em exposição, precisa ter um desconto proporcional e talvez não tenha o mesmo período de garantia – orienta.

Queima de Estoque

Confira algumas opções:

Berlanda

Período: 1° a 15 de janeiro

Promoções: toda a loja está com até 70% de desconto. Móveis, colchões, estofados, além de produtos que serão substituídos por lançamentos estão entre os itens com promoção.

Continua depois da publicidade

Casas Bahia e Ponto Frio

Período: 2 a 10 de janeiro

Promoções: a Liquidação Anual ocorre nas duas redes.

Havan

Período: 2 a 30 de janeiro

Promoções: as 93 lojas da rede têm promoções em diversos setores e toda semana há oferta em uma área diferente. No período, a Havan disponibilizará o parcelamento do setor com desconto em até 10 vezes sem entrada e sem juros, no cartão da loja e nos demais cartões de crédito.

Koerich

Período: 28/12 a 9/1

Promoções: os descontos chegam a 50% e o cliente pode optar por começar a pagar somente após a Páscoa. A rede também aposta em sorteios de duas caminhonetes para atrair os clientes.

Magazine Luiza

Período: apenas em 8 de janeiro

Promoções: a promoção ocorrerá em 780 lojas de 16 estados e oferecerá descontos de até 70%. Cerca de 3 milhões de produtos de diversos setores como eletrodomésticos, móveis e informática estarão à disposição dos consumidores.