Ofuscado pela ameaça de ser, literalmente, arrasado por um furacão, o encontro do Partido Republicano que ocorre a partir de segunda-feira em Tampa, na Flórida, inaugura um dos pontos altos da corrida presidencial, a temporada de convenções.
Continua depois da publicidade
A pouco mais de dois meses das eleições, no dia 6 de novembro, as campanhas do republicano Mitt Romney e do democrata Barack Obama investem alto para o momento em que milhares de pessoas prestarão atenção, talvez pela primeira vez, no que eles têm a dizer.
SAIBA MAIS sobre as eleições americanas
Nas últimas semanas, profissionais contratados na Broadway, em estúdios de TV e em famosos escritórios de design trabalharam em Tampa na difícil tarefa de realizar, em quatro dias de convenção, o que não se conseguiu durante um ano inteiro de campanha: pintar um retrato completo e revelador de quem, afinal, Mitt Romney é.
Continua depois da publicidade
Em mais de uma década de vida pública, o empresário e ex-bispo mórmon atraiu adjetivos como duro, indiferente e distante. No Tampa Bay Times Forum, cada detalhe foi pensado para transmitir o contrário.
– É a nossa oportunidade para falar da história de Mitt Romney de uma maneira que as pessoas ainda não viram – afirmou Russ Schriefer, um dos assessores do republicano, ao jornal The New York Times.
O discurso está marcado para a quinta-feira, mas pode ser adiantado se a tempestade tropical Isaac realmente tomar o rumo da Flórida – na sexta-feira, o Serviço Nacional de Meteorologia informava que a Isaac tendia a virar um furacão apenas depois de passar pela região da cidade.
Continua depois da publicidade
Diante de 50 mil militantes – além de milhões que o assistirão na TV e na internet -, Romney se esforçará para ilustrar sua vida além da imagem de empresário bem-sucedido, mostrando o carisma como governador de Massachussetts e a família composta de mulher, cinco filhos e 18 netos. O show custará pelo menos US$ 122,7 milhões (R$ 248,3 milhões), investidos principalmente em recursos tecnológicos.
– É diferente de tudo o que você já viu em uma convenção antes – afirma Eddie Knasiak, um dos designers do espaço.
Com cerca de metade do orçamento e a quase mil quilômetros dali, em Charlotte, na Carolina do Norte, os democratas preparam seu show para entre 3 e 6 de setembro. Alfinetando os republicanos, a porta-voz da convenção, Kristie Greco, afirma que fazer um discurso no palco já não é suficiente, e que os democratas envolverão as pessoas em uma conversa.
Continua depois da publicidade
A maior cartada, acreditam os democratas, foi dada ao cativar a comunidade de Charlotte investindo 2 mil horas de trabalho voluntário em atividades como construir parques infantis. Enquanto a convenção republicana faz mistério com um palco para atrações surpresa, os democratas exibem estrelas em destaque no site do evento: os cantores James Taylor e Janelle Monáe e o ator Jeff Bridges.
Sinalizando a estratégia para a convenção, a campanha de Obama escolheu 14 mulheres entre os 34 palestrantes, e adaptou o discurso do democrata para o público feminino, para idosos e para jovens que votarão pela primeira vez.
As aparições de Obama e seu vice, Joe Biden, serão realizados especialmente no Bank of America Stadium (a sede da convenção é a Time Warner Cable Arena), com milhares de lugares acessíveis a voluntários e público em geral. Mais uma inovação democrata.
Continua depois da publicidade
– Desde o começo, o presidente queria ter certeza de que estávamos fazendo a convenção mais acessível e aberta da história – afirma Steve Kerrigan, o chefe-executivo do evento.