Após quatro longos meses de espera, muitos troca-trocas, contratações e até a criação de um novo time, a NBA começa amanhã sua temporada 2012/2013.
Continua depois da publicidade
A Divisão do Atlântico tem um novo integrante, o Brooklyn Nets (antigo New Jersey Nets). A equipe mudou-se do outro lado do rio Hudson para o Brooklyn, em Nova York. No entanto, o que realmente mexeu com a estrutura da Liga foram as contratações do Lakers. A equipe de Los Angeles investiu forte para a temporada. Contratou uma das maiores estrelas da Liga, o pivô Dwight Howard, e o veterano armador Steve Nash.
O “supertime” que o Lakers formou – que já contava com Kobe Bryant (cinco vezes campeão da NBA) e seu fiel escudeiro, o pivô espanhol Pau Gasol (dois títulos da NBA) -, pode criar outra dinastia na Liga. Mas o que preocupa os fãs é a idade do time, relativamente alta. Bryant tem 34 anos e já anunciou que irá se aposentar em 2014. Gasol tem 32, e Nash, 36 anos. O quinteto titular fecha com o ala Metta World Peace, 33 anos, o que daria uma média altíssima de 32 anos. Além disso, o Lakers não tem um bom banco de reservas, bem longe disso.
Foi o pior grupo de substitutos no ano passado, com média inferior a 20 pontos por partida, o que faz com que a equipe tenha de manter seus titulares por mais tempo em quadra, o que aumentaria o risco de lesões.
Mas se alguém acha que a disputa ficou desequilibrada está enganado. O Miami Heat segue muito forte e candidatíssimo ao bicampeonato. Com LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, a equipe ainda contratou o maior cestinha de três pontos da história da NBA, o ala-armador Ray Allen, que tinha passe-livre e disputou as últimas temporadas pelo Boston Celtics. Para o quinteto titular ficar perfeito, falta um bom pivô, ou que, pelo menos, pegue rebotes, pior quesito do Miami na última temporada.
Continua depois da publicidade
Além de Lakers e Heat, o Thunder também vai em busca do título que escapou na temporada passada. Após perder para o Miami na última final, a jovem equipe de Oklahoma City ficou mais experiente e mais sedento para conquistar seu primeiro anel. O time, no entanto, não será mais o mesmo. A grande troca que envolveu o armador James Harden, um de seus melhores jogadores, pode ter efeito direto no desempenho da equipe este ano. A troca com o Houston Rockets, que mandou para Oklahoma os armadores Kevin Martin e Jeremy Lamb, deverá ter impacto direto no grupo, se será positivo, só a temporada dirá.
Outras equipes correm por fora nesta disputa. No Leste, O Chicago Bulls depende muito do retorno do MVP (jogador mais valioso) da temporada passada, o armador Derrick Rose, que teve o rompimento dos ligamentos do joelho na primeira rodada dos playoffs, no início deste ano. O clube ainda não sabe em que condições Rose voltará e quanto tempo deve levar para jogar em alto nível novamente.
Ainda no Leste, o Boston Celtics se renovou. Contratou alguns jogadores, dentre eles dois brasileiros, Leandrinho (ex-Indiana Pacers) e Fab Melo (escolha no Draft universitário) e ainda o melhor sexto jogador da temporada passada, o armador Jason Terry (ex-Dallas Mavericks). Além destes, a equipe teve de volta outras duas importantes peças que estavam machucadas, Jeff Green e Avery Bradley.
Pelo Oeste, apenas o veteraníssimo time do San Antonio Spurs pode sonhar alto. Apesar de ter apanhado feio para o OKC Thunder nas finais de conferência na temporada passada, a equipe segue muito forte. Liderados pelo argentino Manu Ginóbili, pelo francês Tony Parker e pelo eterno Tim Duncan, a equipe texana deve chegar aos playoffs, mas ninguém sabe o quanto que a idade avançada de seus astros poderá afetar seu rendimento após um campeonato tão longo.
Continua depois da publicidade
A nova temporada que se inicia também trás novas caras “verde-amarelas”. Serão seis brasileiros na principal competição de basquete do mundo. Os novatos Scott Machado (armador do Houston Rockets) e Fab Melo (pivô do Boston Celtics) se unem aos que já atuavam: o ala-pivô Nenê (Washington Wizards), o também ala-pivô Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), o pivô Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e o armador Leandrinho que trocou o Indiana pelo Boston, onde vai ser companheiro de Melo.
O jogo de abertura
Miami Heat x Boston Celtics
22h no Space
(canal 53 e 553 HD da NET)