A quinta-feira (22) deve ser marcada por uma mudança no tempo em Santa Catarina. Uma frente fria faz com que as temperaturas caiam bruscamente, além de trazer chance de chuva e temporais isolados, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os nevoeiros marcarão presença no início do dia mais uma vez, em especial no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. O sol deve predominar em todas as regiões, contudo entre o fim de tarde e começo da noite uma frente fria se aproxima.
Assim, há chance de chuva, temporais isoladas e aumento nas nuvens nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Há risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva, que pode ser pontualmente intensa.
O vento deve se manter forte ao longo do dia, com rajadas acima dos 70km/h em alguns momentos. A predominância deve ser de vento noroeste, mas virando para sudoeste/sul durante a tarde na divisa com o estado gaúcho. Há chance de queda de galhos e árvores, destelhamentos e atingimento da rede elétrica.
Continua depois da publicidade
Alerta para queda de temperaturas
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o declínio acentuado de temperaturas, com ingresso de ar frio de origem polar na retaguarda da frente fria. Esse fenômeno faz com que as temperaturas caiam significativamente entre quinta e sexta-feira (23), sendo que a tarde de sexta-feira deve ter temperaturas de 9°C a 15°C mais baixas do que no dia anterior.
Há risco alto para ocorrências associadas à queda das temperaturas, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul, e parte da Grande Florianópolis, do Médio Vale e do Litoral Norte. As demais áreas tem risco moderado.
As mínimas ficam entre 8°C a 17°C nos planaltos, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. Já no Grande Oeste e no Litoral Sul o dia deve começar com termômetros marcando entre 19°C e 25°C.
No período da tarde, as máximas giram em torno de 30°C em todo o Estado, chegando a 36°C no Litoral Sul. O mar segue agitado no Litoral Sul, com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m e risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Continua depois da publicidade
Alerta vermelho de onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta que atinge em especial a região central do país para uma onda de calor. O alerta vermelho tem como grau de severidade a classificação de grande perigo, e se estende das 18h desta quarta-feira (21) até o meio-dia de sexta-feira (23).
Entre as áreas listadas pelo Inmet que serão afetadas pela onda de calor e que fazem parte do território de Santa Catarina estão o Oeste, o Vale do Itajaí e o Norte catarinense.
O órgão alerta para risco à saúde em caso de ondas de calor, quando a temperatura fica 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.
Leia também
Nevoeiros, ventos de 70 km/h e calorão marcam a quarta-feira em SC
Inmet emite alerta de perigo devido à baixa umidade do ar; veja regiões afetadas em SC