A Câmara de Vereadores de Itajaí debateu e aprovou mais de 3,7 mil proposições em plenário em 2013, no primeiro ano da 17ª legislatura, sendo 752 projetos, 430 requerimentos e 2.527 indicações em 87 encontros legislativos.

Continua depois da publicidade

As 11 comissões permanentes da casa estiveram reunidas em 172 encontros, avaliando e emitindo 898 pareceres durante o ano. Parte do trabalho legislativo se reflete no crescimento sócio e econômico que nossa cidade vem alcançando.

Foram realizadas 11 audiência públicas em 2013, nove na Casa legislativa e duas na comunidade, onde a Câmara levou sua estrutura parlamentar para atender à demanda de cada localidade em sessões itinerantes.

No plenário da Câmara de Vereadores foram discutidos e avaliados temas de grande relevância social como o reajuste dos servidores públicos, a readequação das tarifas do transporte coletivo, o Itajaí Parcerias, o refinanciamento de dívidas dos contribuintes, as gratificações dos servidores, o fim do voto secreto, entre outros temas que por vezes não ganham a mesma proporção em polêmica, mas têm sempre o sentido de trazer mais benefícios para população.

Um dos projetos que destaco foi a aprovação do Itajaí Mais Saúde, que concede incentivos fiscais para laboratórios e clínicas instaladas no município que possibilitarem o atendimento para comunidade através do SUS, e que tive o privilégio de sugerir alterações que hoje balizam a proposta do executivo aprovada com a unanimidade dos meus pares na Câmara.

Continua depois da publicidade

Estamos na segunda posição entre as maiores economias de Santa Catarina e ocupamos o 30º lugar no ranking brasileiro, sendo uma das cidades mais procuradas pela iniciativa privada para fomentar novos investimentos.

Caminhamos para nos consolidar economicamente na 1ª posição, incentivando as atividades portuárias, desenvolvendo o polo educacional e de inovação tecnológica voltada ao petróleo, onde nossa localização privilegiada nos coloca como elo portuário de ligação do Sul Brasil.

Ainda temos muito o crescer, mas nesta época é tempo de refletirmos sobre o que desejamos para o futuro de nossa amada Itajaí. É tempo de renascer com esperança de que o futuro nos possibilite olhar ao passado e ver uma Itajaí cada vez melhor, com mais oportunidades de empregos e renda para todos os itajaienses.