A tempestade tropical Raymond, que ameaça ganhar força de furacão, deixou em alerta os estados litorâneos do oeste do México, que ainda não se recuperaram das tempestades incomuns de setembro, informaram neste domingo fontes oficiais.

Continua depois da publicidade

– Temos uma tempestade tropical com possibilidades muito claras de se tornar furacão – disse em entrevista coletiva o diretor geral da Comissão Nacional da Água, David Korenfeld, segundo o qual as chances são de 80%.

– As próximas 72 horas no Pacífico mexicano serão de chuvas muito fortes, chuvas torrenciais (de 150 mm ou mais) – acrescentou o funcionário, chamando a atenção para a “saturação do solo em uma área que recebeu fenômenos meteorológicos repetidas vezes, como Ingrid e Manuel em meados de setembro”.

Na tarde de domingo, a tempestade Raymond ganhava força, “aproximando-se dos Estados do Pacífico central e sul mexicano”, informou o Serviço Meteorológico Nacional, segundo o qual a tempestade se encontrava 290 quilômetros a sudoeste do porto turístico de Acapulco, em Guerrero, e 320 quilômetro ao sul de Lázaro Cárdenas, no vizinho Michoacán.

Continua depois da publicidade