Os ventos de 84km/h que passaram por Xanxerê na tarde desta segunda-feira deixaram muitos estragos pela cidade e região. Até o momento, o Corpo de Bombeiros de Xanxerê confirmou duas mortes e cerca de 40% das casas da cidade atingidas. Além disso, pelo menos 191 mil unidades consumidoras estão sem luz nas regiões de Concórdia e Chapecó. No Oeste, 47% das unidades ficaram sem energia.
Continua depois da publicidade
::: Tempestade causa estragos no Oeste de Santa Catarina
::: Estela Benetti: Falta de luz afeta produção de leite no Oeste
::: Infográfico: Entenda como foi formado o tornado em Xanxerê
Continua depois da publicidade
De acordo com a Celesc, Chapecó aparece com 83 mil unidades consumidoras sem luz. Concórdia tem 32 mil e Seara 6,5 mil. Já Xanxerê e cinco cidades ao lado são de concessão da Iguaçu Energia. Segundo a companhia, todos os municípios atendidos pela Coperativa estão sem energia elétrica, ou seja, 33 mil unidades consumidoras.
De acordo com a Celesc, os ventos fortes derrubaram quatro torres de transmissão que saem da subestação de Xanxerê. Já a Iguaçu Energia afirma que alimentadores da cidade, postes e redes foram danificadas. 33 cidades estavam sem luz às 21h40min.
A Celesc está deslocando equipes de Blumenau, Joaçaba e Lages para ajudar na reconstrução das torres e na varredura por outros problemas na rede elétrica. Ainda não há previsão de volta da energia elétrica por nenhuma das duas companhias.
Continua depois da publicidade
Confira no mapa:
