A chuva da tarde desta quinta-feira, 17, foi rápida mas causou vários estragos em Joinville e outros municípios da região Norte de Santa Catarina. Ela ocorreu por volta das 15 horas e durou menos de 30 minutos.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, a Defesa Civil informou que já foram solicitados para apoio em dezenas de ocorrências, principalmente na zona Sul. No bairro Paranaguamirim, mais de 50 casas foram destelhadas. O vento também provocou a queda de árvores e rompimento de cabos da rede de energia elétrica.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Voluntários foram mobilizados e percorreram várias ruas onde houve maiores danos. Não houve registro de pessoas feridas. Os bombeiros voluntários atuaram na retirada de galhos de árvores que caíram.
Equipes da Celesc trabalharam no restabelecimento da rede de energia elétrica e agentes da Defesa Civil fizeram avaliação de riscos. Foram entregues lonas para os moradores das moradias atingidas.
Também em função do vendaval, a Secretaria de Educação de Joinville registrou danos em algumas unidades. No Paranaguamirim, houve destelhamento, queda de forro e infiltração nas escolas municipais Prefeito Joaquim Feliz Moreira e Prefeito Nilson Wilson Bender e no Centro de Educação Infantil Pão de Mel.
Continua depois da publicidade
No bairro Ulysses Guimarães, a força do vento arrancou uma porta nos fundos do Centro de Educação Infantil Espaço da Criança. A equipe de manutenção e infraestrutura da Secretaria de Educação foi chamada para fazer as avaliações dos estragos e iniciar os procedimentos de recuperação dos danos.
Centro de São Bento do Sul ficou alagado
São Bento do Sul foi mais afetada, com alagamentos na região central da cidade. Segundo a Defesa Civil do município, também houve quedas de árvores e de muros e destelhamentos.
Os ventos fortes derrubaram uma árvore na BR-280, em Guaramirim. A árvore acabou rompendo a fiação de energia elétrica. A Defesa Civil foi acionada para se deslocar até a rodovia e fazer o corte da árvore. Em razão do acidente, o trânsito na região ficou lento, com formação de fila, mas por volta das 17h30 ela já havia sido retiradas. A cidade também registrou pelo menos 20 casas com destelhamentos.
Em Jaraguá do Sul, também houve destelhamentos e quedas de árvores. Na zona rural de Araquari, foram registrados quedas de barracões e destelhamentos de casas.
Continua depois da publicidade