Uma tempestade de areia atingiu cidades de São Paulo e Minas Gerais na tarde de domingo (26). O fenômeno assustou e impressionou moradores, que compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais. As cidades foram engolidas pela poeira, o dia virou noite, e algumas ocorrências, como queda de árvores e energia, foram registradas.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Tornado foi causa de destruição no Oeste de SC

A tempestade de areia com fortes ventos atingiu cidades como Uberaba e Frutal, em Minas Gerais, e Presidente Prudente, Franca, Araçatuba e Ribarão Preto, em São Paulo. A nuvem de poeira atrapalhou a visibilidade no trânsito e obrigou comerciantes a fecharem as portas. Muitos moradores relataram a sensação de sufocamento e a dificuldade para respirar.

Nos dois estados, as cidades registraram falta de energia, queda no serviço de internet, de energia e queda de árvores. Depois da nuvem de poeira, relâmpagos, trovoadas e chuvas atingiram as cidades.

Continua depois da publicidade

Entenda o fenômeno

A tempestade de areia é um fenômeno conhecido em outras regiões do planeta como haboob e costuma ocorrer em áreas secas e com baixa umidade. Acontece quando o ar frio desce em direção ao solo, gerando rajadas de vento em altas velocidades que empurram o ar para baixo e radialmente. Com isso, arrastam a poeira do chão.

> Vento destelha casas e chuva de granizo atinge cidades em SC

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, os dias secos e quentes favoreceram a tempestade de areia. 

— Estávamos com dias muito quentes e secos, o que favoreceu as rajadas de vento que, segundo o aeroporto local de Ribeirão Preto, chegou a 92 quilômetros por hora (km/h). A rajada de vento favoreceu a expulsão da poeira do chão, a onda quente favoreceu o aquecimento, com umidades abaixo de 20%. Então, todo esse ambiente favoreceu esse fenômeno, quando há o desenvolvimento vertical em que a poeira sai do solo e gera essa tempestade de areia — explicou Andrea.

Tempestade de areia atingiu cidades de SP e MG neste domingo (26)
Tempestade de areia atingiu cidades de SP e MG neste domingo (26) – (Foto: Redes Sociais, Reprodução)
Ventos passaram de 92 km/h no aeroporto de Ribeirão Preto
Ventos passaram de 92 km/h no aeroporto de Ribeirão Preto – (Foto: Redes Sociais, Reprodução)
Dia virou noite com a tempestade de poeira
Dia virou noite com a tempestade de poeira – (Foto: Redes Sociais, Reprodução)
Cidades foram tomadas por areia e poeira
Cidades foram tomadas por areia e poeira – (Foto: Redes Sociais, Reprodução)
Fenômeno é conhecido como haboob
Fenômeno é conhecido como haboob – (Foto: Igor do Vale, Folhapress)

Leia também

Músico morre ao capotar carro e ficar preso debaixo do veículo

Continua depois da publicidade

Avião cenográfico “pousa” em praia de Floripa para gravar filme

Santa Catarina quer vacinar crianças contra a Covid-19