Uma tempestade no início da tarde desta segunda-feira deixou um rastro de estragos pelo Oeste de Santa Catarina. A gerência da Defesa Civil confirma que um tornado passou por Xanxerê nesta tarde com ventos passaram de 84km/h. Meteorologistas chegaram a cogitar a possibilidade de uma micro-explosão, porém o tornado foi confirmado na noite desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Até o momento duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê, e pelo menos 60 pessoas feridas. Duas crianças sofreram múltiplos ferimentos e foram encaminhas para Chapecó em estado grave. Cerca de 1 mil pessoas estão desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil.

::: Tempestade deixa 191 mil unidades consumidoras sem luz

::: Infográfico: Entenda a formação do tornado de Xanxerê

Continua depois da publicidade

– Há a informação de óbitos na região, mas estamos com problemas na comunicação por internet e telefone o que dificulta nossa ação – comentou o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Walter Parizotto.

Veja o vídeo do repórter e locutor do portal Tudo sobre Xanxerê, Flávio Carvalho.

Em Xanxerê os bairros de Tacca e dos Esportes foram os mais afetados pelo vendaval. Os bairros Colatto, São Jorge, Bortolon, Pinheiro e Vila União também foram atingidos. Dados preliminares do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, apontam que 500 casas foram atingidas. Já os Bombeiros de Xanxerê falam que entre 30 e 40% das casas do município foram atingidas. Os ventos fortes também desabaram o Ginásio Municipal Ivo Sguissardi, o principal da região.

Segundo informações da Rádio Super Difusora Xanxerê, feridos chegam a todo momento ao Hospital Regional São Paulo, que inclusive recruta ajuda de voluntários para auxiliar no atendimento.

Continua depois da publicidade

Além da ajuda, autoridades pedem doações de água, comida, colchões e agasalhos para os afetados pela tempestade, que devem ser entregues ao Corpo de Bombeiros de Xanxerê. As pessoas que tiveram as casas destruídas estão sendo encaminhadas para a escola Pequeno Príncipe.

::: “Escorei os pés no balcão e escorei a porta com as costas”, relata morador

::: Moradores relatam destruição pela cidade após tempestade

Três viaturas do Corpo de Bombeiros de Chapecó se deslocaram para a cidade para auxiliar nas ocorrências.

Confira as imagens de satélite disponibilizadas pela Epagri/Ciram que representam a movimentação das nuvens nas últimas quatro horas em Santa Catarina. Os pontos em rosa são as nuvens de maior altitude, geralmente associadas às tempestades.

Continua depois da publicidade

*Com informações do repórter Darci Debona.