Mais de 150 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na Grande Florianópolis no fim de tarde desta sexta-feira (21). Por volta das 17h, uma tempestade com fortes ventos, raios e granizo iniciou na região. A Defesa Civil emitiu alerta para risco de alagamentos pontuais em Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, São José e Tijucas.
Continua depois da publicidade
Em toda Santa Catarina foram cerca de 240 mil pontos sem energia às 18h15.
A Celesc, que atende cerca de 560 mil unidades na Grande Florianópolis, afirma que equipes estão de prontidão para resolver os problemas de abastecimento.
Em nota, a companhia de distribuição de energia informou que 241 equipes de emergência foram a campo para restabelecer o fornecimento. Os casos mais delicados a Grande Florianópolis, Norte e Alto Vale do Itajaí.
O teto de um posto de gasolina no Norte da Ilha desabou com a força dos ventos. A cobertura se contorceu e caiu sobre a loja de conveniência e sobre as bombas de gasolina logo no começo da tempestade. Ninguém se feriu, mas em um dos dois carros atingidos havia uma pessoa.
Continua depois da publicidade
A colação de grau dos estudantes da Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, no Norte da Ilha, foi interrompida por conta da tempestade. A cerimônia ocorria no ginásio do colégio, que alagou com a chuva. A diretoria está em contato com a Secretaria de Educação para remarcar a formatura.
Queda de árvore e alagamentos em São José
Em São José, no bairro Araucária, uma árvore caiu sobre o muro de uma residência. De acordo com a Guarda Municipal, não houveram feridos. Também foram registrados alagamentos em ruas do bairro Kobrasol e a queda de um poste na Serraria.
No resto do Estado, também há alerta para temporais isolados nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Mais cedo, o Vale do Itajaí estava com 75 mil imóveis sem luz. Na cidade de Ilhota, o temporal causou destelhamentos e quedas de árvores.
Continua depois da publicidade
Em caso de emergência, a Defesa Civil recomenda entrar em contato pelos números 199, 193 ou 190.
Lagoa da Conceição antes da tempestade
Avise a Celesc
A Celesc tem um sistema que transmite em tempo real a situação do fornecimento de energia elétrica. Porém, a população também pode ajudar. Basta enviar uma mensagem de texto por SMS para o número 48196, com a mensagem Sem Luz, seguida do número da unidade consumidora, que fica na parte superior direita da fatura.
O aplicativo da Celesc, disponível para Android e iOS, também permite informar falta de luz; bem como pelo telefone 0800 48 0196 ou pelo site, no link serviços. Os mecanismos auxiliam para que os eventuais reparos na rede sejam feitos de forma mais rápida e precisa.
Em qualquer uma das plataformas o consumidor sempre recebe o número de protocolo, que poderá usar depois para qualquer novo contato com a Celesc, como, por exemplo, solicitar ressarcimento de danos elétricos.
Leia também:
Confira o movimento nas estradas de SC nesta sexta-feira pré-feriado de Natal
Como ficam os serviços no feriado de Natal e Ano-Novo nas principais cidades de SC