Preparar alimentos prontos para consumo como lasanhas, mondongos, panquecas, bifes à parmegiana e feijoadas foi a medida inicial adotada pelo Restaurante Bebber, do município de Xanxerê, no Oeste catarinense, para enfrentar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Sem atendimento ao público, os proprietários buscaram estratégias para driblar a estagnação econômica resultante do distanciamento social e do fechamento de praticamente todos os setores da economia do Estado.

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Outras estratégias para evitar prejuízos foram o delivery de marmitas com valores acessíveis e a intensificação da divulgação dos produtos e das promoções nas redes sociais.

— Todas essas medidas renderam boas vendas, que não se comparam com o valor do faturamento diário em atendimento normal. Contudo, ajudaram na manutenção do negócio, no fortalecimento da marca, no engajamento com nosso público e na ampliação da visibilidade do restaurante. Foi um bom resultado diante da situação, mas não suficiente para custear todas as despesas da empresa — analisa o sócio proprietário e administrador Ledovino Beber.

De acordo com Beber, o impacto da crise econômica provocada pela pandemia foi imediato no faturamento, mas as contas continuaram chegando (folha de pagamento, aluguel, água, luz, gás, internet, telefone, fornecedores, impostos e investimentos realizados na estrutura) e não havia reserva suficiente.

— Sem entrada de dinheiro, sem clientes, com eventos cancelados, demissões e dívidas aumentando, um caos se instalava nas nossas vidas, sem falar na saúde mental, que ficou extremamente abalada. Mas, precisávamos manter o controle e pensar o que faríamos diante da situação e qual seria a solução — relata o sócio-proprietário.

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No enfrentamento da atual crise o restaurante contou com o apoio do Sebrae/SC.

— A entidade contribuiu para o crescimento da empresa. Participamos do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) com a bolsista pelo CNPQ Aline Pompermayer. Além disso, realizamos a Oficina Instagram para empresas disponibilizada pelo Sebrae e buscamos informações com o intuito de nos direcionar — explica Beber.

O próximo passo do restaurante é o planejamento do negócio para o futuro, pois, após a pandemia, a tendência é que os consumidores sejam ainda mais exigentes. Os proprietários adotaram todas as recomendações das autoridades, como distanciamento das mesas, fitas demarcadas no chão, álcool em gel e luvas para os clientes se servirem no buffet e utilização de máscaras por todos os colaboradores.

— A esperança é que possamos retornar à plenitude das atividades, como era antes, o mais breve possível. Nossa intenção também é promover alguns eventos como jantares temáticos com venda de ingressos antecipados para amenizar o prejuízo. Além disso, pensamos em atender aos domingos, que era o dia de folga de toda a equipe — comenta a chef da cozinha, Julianne dos Santos.

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