O inverno começou na semana passada, mas por enquanto, o frio ainda é visitante em Santa Catarina. Depois de uma terça (25) que alcançou 30°C em regiões como o Norte de SC, as temperaturas baixaram nesta quarta em todo o Estado, com mínimas de 3,3°C na Serra de SC, por exemplo. E para complicar a nossa saúde, elas sobem novamente nesta quinta-feira (27).
Continua depois da publicidade
A quarta-feira teve chuva com rajadas – que em Florianópolis e Imbituba alcançaram 51km/h – e logo em seguida a vinda de uma frente fria, que lembrou os catarinenses de fato como é o inverno. Em Florianópolis, a temperatura girou em torno de 15°C durante o dia, e com a presença do vento sul, deu para tirar o casacão, cachecol e até a touca do armário.
Na Serra de Santa Catarina o frio foi ainda mais intenso: o Morro da Igreja chegou a registrar mínima de 3,3°C durante a manhã, Urupema 7,9°C e São Joaquim 8°C.
Só que o casaco pesado deve voltar para o cabide nesta quinta. No amanhecer, nuvens e nevoeiros isolados podem aparecer, até com possibilidade de formação de geada nas áreas altas da Serra e do Planalto Sul, informou a Epagri/Ciram. A massa de ar frio ainda influencia nas primeiras horas da manhã.
Segundo o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, a mínima para esta quinta na região Oeste pode ser de 3°C. Veja as temperaturas:
Continua depois da publicidade

E muda totalmente durante a tarde, com a elevação das temperaturas mais uma vez. Vale do Itajaí e Norte podem ter máxima de 23°. Será que a saúde aguenta?

Previsão do tempo para sexta-feira e fim de semana
A previsão para sexta-feira (28) é basicamente parecida com os dias que tivemos na semana passada: aquele clima mais ameno ao amanhecer, esquentando ao longo do dia. Tirando os casacos e deixando eles de lado, porque a temperatura volta a ficar acima da média para este período do ano.
Para o fim de semana, a expectativa é de um dia aproveitável ao ar livre no sábado, com previsão de sol para todas as regiões. A possibilidade é de que chegue a 30°C em algumas cidades.
Já o domingo promete mudanças, segundo previsão da Epagri/Ciram. Chuvas e trovoadas podem aparecer no decorrer do dia em regiões como o Oeste e Litoral Sul, especialmente nas áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul. Na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, sol e condição de chuva isolada na tarde e noite. No Planalto Norte e Litoral Norte, sol com aumento de nuvens.
Continua depois da publicidade
Frio por três dias seguidos
Para os que buscam ainda mais frio, preparem-se para o início de julho. As temperaturas já começam a diminuir a partir do dia 1º, com condição de chuva especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, informa a Epagri/ Ciram. Entre os dias 3 e 4, outra frente fria deve passar pelo Estado, provocando chuva mais significativa entre Oeste e Sul do Estado.
Como depois de chuva vem o frio, SC terá um declínio acentuado de temperatura, com previsão de geada entre os dias 5 e 7. A previsão é de que o frio dure pelo menos três dias seguidos.
Inverno menos rigoroso no Estado
Como estamos sendo influenciados pelo fenômeno El Niño, o inverno pode ser mais chuvoso e menos rigoroso também. Não quer dizer que não vamos ter frio este ano. Como já vem acontecendo, vamos ter períodos mais curtos de frio, intercalados com dias com temperaturas amenas ou até acima da média.
Segundo dados da Epagri/Ciram, mostrados no Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira, na NSC TV, tivemos bem menos horas de frio neste ano, do que em comparação com anos anteriores. O acúmulo até agora é três vezes menor que a média histórica para este período. São Joaquim, por exemplo, teve menos de 100 horas de frio este ano. Para entender, horas de frio são temperaturas abaixo de 7,2°C.
Continua depois da publicidade
