Um dia típico do verão catarinense é o que está previsto para este domingo (10) em todas as regiões do Estado: muito calor e possibilidade de temporais isolados no fim do dia.
Continua depois da publicidade
O sol deve aparecer logo no início da manhã acompanhado de algumas nuvens. Ao longo do domingo, as temperaturas devem aumentar com máximas ultrapassando os 30°C. Destaque para Joinville, Blumenau e Criciúma, municípios onde os termômetros podem chegar a 39°C de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
De olho no sol
Após uma semana com certa trégua, neste domingo as temperaturas estarão semelhantes ao sábado, quando o forte calor voltou a marcar presença no verão catarinense.
No Litoral Norte, a previsão indica que os termômetros podem beirar os 40°C. Mas a variação é considerável, já que a mínima prevista para a região é de 23°C. No Planalto Norte, as temperaturas devem variar entre 18°C e 34°C. Joinville deve registrar mínima de 23°C e máxima de 39°C.
Continua depois da publicidade
No Vale do Itajaí, a variação também é alta: as temperaturas devem ficar entre 19°C e 39°C. Para Blumenau, estão previstas máximas de 39°C e mínimas de 22°C.
Já na Grande Florianópolis, o tempo deve ser um pouco menos quente nos municípios da parte serrana, onde os termômetros não devem passar dos 34°C. Já no litoral, o calor deve chegar aos 37°C, mesma máxima prevista para Florianópolis, em que a mínima deve ser de 23°C.
No Sul do Estado, municípios do Planalto são os que devem registrar as mínimas mais baixas, de 16°C, com máximas de 32°C. A situação do Litoral Sul e de Criciúma, entretanto, é bem diferente, já que a previsão é de que a temperatura máxima fique em torno dos 39°C nesses locais. Em Lages, os termômetros devem oscilar entre 20°C e 32°C.
Os municípios do Meio-Oeste devem registrar temperaturas entre 18°C e 34°C, do Oeste, entre 20°C e 36°C, e Extremo-Oeste, com mínima de 20°C e máxima de 37°C. Em Chapecó, a variação é de 22°C e 36°C.
Continua depois da publicidade
Rajadas de vento
A região onde o vento pode chegar com mais força é no Litoral Sul, onde as rajadas podem ultrapassar os 60 km/h. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, estão previstos ventos até 44 km/h. Nas demais região, conforme a previsão da Epagri/Ciram, não devem ultrapassar os 36 km-h.
Frente fria deve chegar
Para o início da semana, o cenário pode ser outro, já que uma nova frente fria está para chegar ao Estado. Com a chegada da chuva, a previsão é que haja também queda nas temperaturas a partir da terça-feira.
Acompanha a previsão do tempo para Santa Catarina na coluna do Puchalski