Se você é daquelas pessoas que guarda os casacos no canto mais escondido do armário assim que começa a primavera, vai precisar resgatar blusas quentinhas, meias e cachecóis. O frio que chegou ao Litoral Norte na noite de terça-feira e pegou muita gente de surpresa deve continuar, com um pouco menos de intensidade, nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, de acordo com o responsável pelo laboratório de climatologia da Univali, Sergey Araújo, os termômetros marcaram 7,4°C em Itajaí. Nesta quinta, o frio permanece, mas as temperaturas na região devem ficar em torno de 12°C. Apesar de parecer fora de época, os meteorologistas alertam que essa onda de frio que atingiu Santa Catarina e fez nevar na Serra, não é tão atípica quanto se pensa.

Sergey Araújo explica que nos últimos 30 anos a região teve períodos com termômetros marcando 12°C até mesmo em fevereiro. Meteorologista do Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Marcelo Martins também diz que esse frio tardio é relativamente normal.

Um bloqueio atmosférico que atuava sobre o oceano Pacífico estava inibindo as entradas de frentes frias no Sul do Brasil, o que fez com que o inverno permanecesse na maior parte seco e sem frio intenso. Com a mudança dessa condição, uma frente fria conseguiu chegar ao Estado a partir do Rio Grande do Sul. Essa frente, segundo Araújo veio seguida de uma massa de ar seco.

Os especialistas destacam que setembro é comumente um mês que prevalece com características de inverno. A primavera só deve ficar mais parecida com o verão entre o fim de outubro e o início de novembro.

Continua depois da publicidade

Fim de semana será chuvoso

A partir desta sexta-feira o tempo começa a ficar mais instável na região e pode chover a qualquer hora do dia. A condição de chuva persiste no sábado e no domingo e o tempo só deve voltar a ficar seco na segunda, conforme Sergey Araújo. Mesmo assim, ele calcula que o mês será o mais seco dos últimos 30 anos. Até esta quarta, não havia chovido na região nem 20% do previsto para os meses de setembro.

Clique na imagem e veja as temperaturas em tempo real

Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas