Os ipês que florescem tardiamente como os da São Ludgero, no bairro Itoupava Norte, denunciam: ainda é primavera em Blumenau. Os dias de chuva intensa que dominaram a semana fizeram muita gente duvidar da estação apontada pelo calendário. Mas ontem o sol desabrochou no fim da manhã e irradiou sorrisos, fotos em redes sociais e doses de vitamina D para quem pôde aproveitar mais o dia. O vento soprou para longe as nuvens e o mau tempo.
Continua depois da publicidade
As mudanças no bipolar céu do Vale do Itajaí e Santa Catarina continuam. Desde o início da noite de ontem o frio apareceu como um turista que chega para um fim de semana prolongado. Segundo a meteorologista do Sistema AlertaBlu, Francine Gomes Sacco, a chegada de uma massa de ar frio pelo continente, que explica a presença do vento ontem, se junta a um ciclone em curso pelo Litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, o que vai provocar uma queda rápida de temperatura. O amanhecer de hoje, por exemplo, deve ter temperatura mínima de 11° C.
Como a previsão é de tempo seco, com a chuva mantendo distância até pelo menos quarta-feira, o sol deve elevar a temperatura ao longo do dia. Serão tardes agradáveis, com temperaturas entre 24º C e 26° C. Sábado pela manhã os termômetros devem voltar à casa de 10° C. No domingo a massa de ar começa a se afastar para o mar e perder força, mas a alvorada deve ser de conforto térmico aos nostálgicos do inverno.
– A temperatura não é de primavera, quando o normal seriam mínimas de 15° C,
16° C – compara Francine.
Continua depois da publicidade
Aos amantes dos casacos e blusas mais pesadas, a provável elevação da temperatura no meio da próxima semana pode não ser uma despedida. No início de novembro novas massas de ar frio devem conter a empolgação dos termômetros na região.