O inverno mostrará toda a sua força em Santa Catarina próximos dias. Uma frente fria que avança nesta sexta-feira será seguida por uma onda de ar polar que chega neste domingo, fazendo as temperaturas despencarem. Há chance de neve, geada e dos termômetros registarem recorde de temperaturas negativas. As condições que vão exigir cobertores extras, podem trazer, inclusive, prejuízos para a agricultura.

Continua depois da publicidade

>> Confira a galeria de fotos do frio na Capital

Continua depois da publicidade

– A partir de segunda-feira, o tempo vai ficar firme e com um frio imenso, com temperaturas negativas – prevê Martins.

Até os moradores do Litoral terão que caprichar nos agasalhos. Em Florianópolis, na segunda e terça-feira, os termômetros podem marcar entre 0ºC e 3ºC, abrindo margem para um recorde. Registros da Epagri apontam que a menor temperatura na cidade foi 1,4ºC, em agosto de 1984. Mas a grande intensidade da massa de ar polar vai aumentar as possibilidades de fenômenos incomuns no Estado.

Já a partir da madrugada de domingo, pode haver neve, principalmente no Planalto Sul. Martins explica que praticamente toda a próxima semana deve merecer o título de “gelada”. Pelo menos até a quarta-feira, geadas devem pintar de branco os campos do Estado, até na região da Grande Florianópolis. Até uma versão mais intensa do fenômeno poderá ser registrada. A chamada geada negra, que congela o interior das plantas, em função do frio combinado ao vento, poderá trazer prejuízos para a agricultura e a pecuária em áreas como o Oeste. A situação que vai trazer alerta aos agricultores exigirá bastante atenção dos motoristas, já que o frio em áreas como a Serra do Rio do Rastro deverá congelar as pistas.

Continua depois da publicidade

Frio de arrepiar

No início da semana que vem, cidades da Serra, como Urupema e Urubici, devem registrar temperaturas entre -10ºC e -8ºC. Pelo vento de moderado a forte, propício para a geada negra, a região vai aparentar estar ainda mais fria. As rajadas de vento, segundo meteorologistas, darão sensação térmica de até quatro graus a menos do que marca o termômetro. No litoral, os termômetros podem marcar de 0°C a 3°C, na segunda e na terça-feira, batendo recordes de frio na região. Há a possibilidade também de outras regiões, como o Vale do Itajaí, baterem as marcas negativas históricas.

Quando e onde devem ocorrer os fenômenos

Chuva – sexta-feira e sábado – um sistema de baixa pressão vindo do RS atinge a área entre SC e Paraná, trazendo nebulosidade e temperaturas baixas ao longo do dia. Há risco de temporal e até granizo em áreas isoladas. Deve ocorrer em todo o Estado.

Neve – madrugada, manhã, tarde e noite de domingo – a nebulosidade trazida pela frente fria que atua no Estado é seguida por uma massa de ar polar que chega à SC, aumentando as chances de formação dos flocos formados por cristais de gelo. Acontecerá nas áreas altas da Serra, mas não se descarta a chance de neve também no Meio Oeste.

Continua depois da publicidade

Geada branca – a partir de segunda-feira – a intensa massa de ar polar aumenta as possibilidades de se formarem camadas finas de gelo sobre as plantas ou superfícies lisas. O fenômeno deve atingir praticamente todo o Estado, incluindo o Litoral.

Geada negra – segunda e terça-feira – as temperaturas negativas associadas a um vento de moderado a forte aumentam a chance desse fenômeno, que causa o congelamento do interior das plantas. Deve aparecer no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Sul.

Tempo seco – a partir de segunda-feira – a massa de ar polar que começa a atingir o Estado no domingo, além do frio, traz tempo bom. Há condições de chuva fraca em áreas como o Litoral apenas a partir do próximo dia 27. Acontecerá em todo o Estado.

Continua depois da publicidade

Leia a previsão para as principais cidades neste fim de semana:

Sexta-feira

Florianópolis

Máxima:17ºC

Mínima: 14ºC

Criciúma

Máxima:15ºC

Mínima: 11ºC

Lages

Máxima: 12ºC

Mínima: 8ºC

Joinville

Máxima: 18ºC

Mínima: 15ºC

Blumenau

Máxima: 14ºC

Mínima: 11ºC

Chapecó

Máxima: 17ºC

Mínima: 10ºC

Sábado

Florianópolis

Máxima: 18ºC

Mínima: 14ºC

Criciúma

Máxima: 19ºC

Mínima: 11ºC

Lages

Máxima: 15ºC

Mínima: 7ºC

Joinville

Máxima: 19ºC

Mínima: 14ºC

Blumenau

Máxima: 18ºC

Mínima: 11ºC

Chapecó

Máxima: 16ºC

Mínima: 11ºC

Domingo

Florianópolis

Máxima: 17ºC

Mínima: 12ºC

Criciúma

Máxima: 14ºC

Mínima: 8ºC

Lages

Máxima: 8ºC

Mínima: 0ºC

Joinville

Máxima: 17ºC

Mínima: 14ºC

Blumenau

Máxima: 15ºC

Mínima: 8ºC

Chapecó

Máxima: 10ºC

Mínima: 0ºC

Ouça a previsão do tempo completa no site da Epagri/Ciram

(*Informações da estação meteorológica do Grupo RBS)

::Clique na imagem e veja temperaturas em tempo real

::: Confira imagens do tempo no Instagram do DC

Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelo site das Estações Meteorológicas