Santa Catarina deve ter uma queda brusca nas temperaturas durante o fim de semana. Segundo a Defesa Civil, em apenas um dia, o Estado vai sair de uma máxima de 30ºC no sábado (10) para 15ºC no domingo (11) por conta de uma frente fria. Além disso, o tempo deve ser chuvoso em todas as regiões catarinenses nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme o órgão estadual, o fenômeno avança pelo Estado a partir da manhã de domingo (11) nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Isto fará com que o tempo fique instável e com chance de chuva, condição que se estende para as demais regiões no decorrer do dia.

El Niño tem início antecipado e pode atingir categoria “Super”; entenda impactos em SC

Além disso, a chuva combinada com a virada do vento para sul, por conta de uma massa de ar de origem polar, irá provocar um declínio acentuado das temperaturas, principalmente do Centro ao Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Esta mesma condição se estende para todas as regiões catarinenses na segunda-feira (12). Por conta disso, há risco alto para ocorrências alinhadas ao declínio de temperaturas no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Planalto Sul, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste.

Porém, de acordo com a Epagri/Ciram, antes da mudança no tempo, o sábado (10) será de sol e algumas nuvens, com aumento de nebulosidade em algumas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Também há previsão de geada isolada na Serra catarinense.

VÍDEO: Serra do Rio do Rastro tem fila gigante de carros no feriado de Corpus Christi

E a neve?

Apesar da umidade e do frio, a neve não deve cair neste fim de semana. De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, o frio não deve ser o suficiente para a formação dos flocos.

— Essa é a combinação, porém o frio não é suficiente. Isto porque no dia que começa a esfriar, não vai ter frio junto com a umidade, já que a mínima é de 6ºC ou 8ºC, então não tem como nevar com esses valores — pontua.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil, no entanto, pontua que outros fenômenos podem ocorrer durante o período em Santa Catarina: chuva congelante ou congelada.

“Os modelos não indicaram durante toda a semana essa condição. Acreditamos que não se modifique muito, mas se a chuva chegar antes e sair antes também há uma chance muito remota [de neve], mas ainda assim ainda preferimos falar em chuva congelada”, informou o órgão.

Mas, segundo o meteorologista Marcelo Martins, a neve não está descartada nas próximas semanas.

— Na semana que vem tem uma chance de neve. No próximo fim de semana, pode ser que tenha, mas a chance é pequena — explica.

Festival de Cucas 2023 em Joinville ocorre neste sábado; veja os sabores e jurados

Chuva deve ocorrer até terça-feira

Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, o tempo instável deve permanecer em Santa Catarina até a próxima terça-feira (13). A previsão é de céu encoberto com chuva, sendo mais intensa do Meio-Oeste ao Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Já no Oeste e Sul, o tempo deve melhorar no decorrer do dia. A temperatura, no entanto, deve permanecer baixa devido a cobertura de nuvens e a massa de ar polar.

Confira cuidados com o frio:

  • Atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua;
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
  • Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
  • Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Relembre nevascas históricas em SC e os recordes de frio

Leia também:

Mar “engole” 70 metros do alargamento em Balneário Camboriú

Sino doado pelo imperador Dom Pedro II para igreja tombada de SC é furtado

VÍDEO: Trilha entre amigos em Florianópolis termina com resgate por helicóptero