O frio vai chegar (e com força) ao Vale do Itajaí nesta semana. A região, que chegou a registrar 33,4 ºC no domingo, com direito a um dia de praia no fim de semana, pode ter temperaturas negativas de quinta para sexta-feira, conforme o sistema de previsão automatizado da Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade

As menores temperaturas devem ficar na região do Alto Vale do Itajaí. A previsão do órgão ligado ao governo do Estado é de que cidades como Imbuia, Rio do Oeste e Chapadão do Lageado registrem mínimas na casa dos -1 ºC.

Essas cidades, claro, são exceção. Outras como Doutor Pedrinho, Salete, Petrolândia, Ituporanga, Atalanta, Agrolândia e Rio do Campo devem registrar mínimas de 0 ºC, que deve ser a tendência para boa parte do Vale. Já em Blumenau, Indaial, Pomerode, Gaspar e Brusque, a previsão é de termômetros entre 3 ºC e 17 ºC.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri Ciram, isso ocorre por conta da atuação de uma massa de ar frio e seco de origem local, que passa por Santa Catarina. E mais: essa condição passa a ser potencializada de sexta-feira para sábado.

– O tempo deve se combinar com a umidade que vem do oceano, e isso traz temperaturas mais baixas, chuva e principalmente neve nas partes mais altas do Sul do Estado – aponta.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil alerta para frio intenso

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota na noite de segunda-feira alertando para “frio extremo para SC nos próximos dias”. O órgão aponta que essa onda baixas temperaturas se assemelha a eventos que ocorreram em 1975 e 1981 no Estado.

Confira:

“Nos próximos dias, as condições meteorológicas são favoráveis para um evento extremo de frio no Sul do Brasil, com condições agravantes para o Estado de Santa Catarina. O cenário meteorológico indica que este evento de frio será similar a dois eventos extremos ocorridos nos anos de 1981 e 1975, onde foram observados de 4 a 8 dias seguidos com termômetros abaixo dos 10°C em SC.

Em SC a temperatura começa a cair a partir da noite de quarta-feira (03), com avanço de uma massa de ar polar sobre toda a região.

No amanhecer de quinta-feira (04), frio intenso se espalha sobre a maior parte do Estado, com possibilidade de geada em toda a porção Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, provocando uma queda de temperatura mínima em torno de 10°C em relação ao dia anterior. Nas regiões serranas são esperadas temperaturas negativas, com formação de geada.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (05), novamente há condições para geada durante a manhã.

Entre a tarde/noite de sexta e a madrugada/manhã de sábado (06) o frio intensifica e é mais abrangente, com temperaturas negativas e possibilidade de neve, principalmente nas áreas mais elevadas.

Domingo (07) segue com condições para geada em toda a porção Oeste e áreas Serranas. A partir da segunda-feira (09), o frio começa a perder força, mas a sensação ainda é de frio durante o amanhecer.

O evento desta semana possui uma componente de massa de ar polar bastante pronunciada, sendo importante o acompanhamento desta configuração nos dias seguintes, para melhor definição da intensidade deste sistema”.