As temperaturas em Santa Catarina variaram de pouco menos de 9ºC, na região serrana, a quase 41ºC, nos municípios mais ao Sul, ao longo desta segunda-feira (18), quando incide uma onda de calor sobre o estado. Os termômetros ultrapassaram a casa dos 30ºC em todas as regiões durante a tarde.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Criciúma, no Sul catarinense, foi registrada a temperatura de 40,76ºC às 13h, a máxima de Santa Catarina no dia, conforme indicam as estações monitoradas pela Epagri/Ciram. Os termômetros na cidade chegaram a variar 23,5ºC em um intervalo de sete horas, já que partiram dos 17,26ºC às 6h.
Já a menor amplitude térmica (ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e mínima) se deu em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, que variou de 17,89ºC a 22,16ºC das 5h às 16h.
No Sul catarinense, o município litorâneo de Jaguaruna chegou a ter umidade relativa do ar em 26,76%, a menor do estado, por volta das 14h. A Defesa Civil catarinense lembra que, quando a umidade do ar fica abaixo de 30%, justamente nas horas mais quentes do dia, há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. A possibilidade de ocorrer queimadas também é monitorada em ocasiões assim.
Continua depois da publicidade
Já a mínima nas temperaturas catarinenses no dia surgiu em Bom Jardim da Serra, em que uma estação marcou 8,95ºC às 6h. O mesmo local teve máxima de 28,4ºC às 14h. Neste mesmo horário, Rio Rufino chegou a marcar 32,56ºC, a maior alta nos termômetros na Serra de Santa Catarina.
O calor também castigou o estado do Meio-Oeste ao Extremo-Oeste: na pequena cidade de Ouro, houve máxima de 36,42ºC às 15h, uma hora depois de Caibi ter marcado 36,89ºC.
A previsão da Epagri/Ciram, autoridade meteorológica em Santa Catarina, é de que as temperaturas permaneçam elevadas ao menos até sexta (22). A sensação de abafado deve ir até quarta (20). Além do calor forte, os próximos dias também devem ter pancadas de chuva e temporais isolados.
Leia mais
Catarinense quer lucrar R$ 1 milhão “caçando ouro” em praias de Balneário Camboriú
Megalaboratório de ecstasy em pacata cidade de SC leva dupla à prisão por até 12 anos