Quem achou que não podia mais esfriar irá se surpreender nesta quarta-feira. A chegada do tempo seco descartou a possibilidade de neve para Santa Catarina, mas os meteorologistas da Epagri/Ciram alertam para a queda brusca na temperatura, que iniciou às 17h desta terça-feira. A quarta e a quinta-feira serão ainda mais geladas em todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
>> Confira a galeria de fotos da neve na Grande Florianópolis
Na Grande Florianópolis, as temperaturas ficam entre 0ºC e 3ºC. Durante a madrugada desta quarta, a sensação térmica deve ser de -16ºC.
As temperaturas extremas serão sentidas no Planalto Sul, principalmente nas cidades de Urupema, Urubici, São Joaquim, Painel e Bom Jardim da Serra: não passam dos -8ºC, podendo alcançar os -10ºC a partir da 0h de quarta-feira. A sensação térmica será de -33ºC.
Continua depois da publicidade
A partir da noite de terça-feira, o Norte do Estado, incluindo Joinville, sentiram -6ºC. No Oeste e no Vale do Itajaí, os termômetros marcam -3ºC. O Sul de Santa Catarina teve 0ºC.
Segundo a meteorologista Silvia Garcêz, as temperaturas voltam a subir somente na sexta-feira. A Epagri/Ciram emitiu um alerta pedindo cuidados especiais aos moradores de rua e animais de estimação durante esta semana.
– Terça, quarta e quinta-feira serão os dias mais frios até agora – disse Garcêz.
O sol continua até a próxima segunda-feira acompanhado do ar seco. A previsão do tempo chama a atenção para outro fenômeno: a madrugada e o amanhecer de quarta, quinta e sexta-feira terão a presença de uma forte geada, que pode ser negra ou branca. A geada negra, prevista desde a última sexta-feira para o Estado, congela a raiz das plantas causando prejuízos para a agricultura e pecuária.
Continua depois da publicidade