Os -6,8C registrados ao amanhecer desta quarta-feira em Urupema, na Serra Catarinense, consolidaram-se como a menor temperatura do mês de maio nos últimos seis anos no Estado e, provavelmente, no Brasil. Em São Joaquim, este foi o início de maio mais frio dos últimos 28 anos.

Continua depois da publicidade

Veja registros do frio em Santa Catarina nesta quarta-feira

Levantamento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão ligado à Epagri e responsável pela previsão oficial do tempo em Santa Catarina, constatou que a última vez que os termômetros registraram um número tão baixo em maio foi em 2007, precisamente no dia 29, quando fez -5ºC em São Joaquim.

A pesquisa do Ciram apontou também dados históricos em pelo menos outras duas cidades catarinenses, ainda que não tenham batido seus próprios recordes de temperatura. Em Chapecó também não fazia tanto frio há seis anos no mês de maio. Em 2007, no dia 30, a cidade do Oeste registrou -0,6ºC.

Continua depois da publicidade

Já em Florianópolis, a temperatura desta quarta-feira, de 8,5ºC, foi a menor desde 31 de maio de 2008, ou seja, há cinco anos, quando foram registrados 4,9ºC.