Por Flávia Requião
Verão 90 mal estreou na terça-feira, divertindo a valer o público com todos os saudosismos a que tem direito e arquivos do melhor dos anos 1980 e 1990, e os ânimos já vão se acirrar. No primeiro capítulo da nova novela das sete, Claudia Raia se revelou a diva master como a espetaculosa Lidi Pantera.
Continua depois da publicidade
Com a personagem já totalmente incorporada, La Raia deu uma palhinha da sua veia para musicais, ainda pouco explorada na teledramaturgia. E o seu lado cômico – este, sim, já consagrado em novelas – simplesmente, deixou fluir. Como se não bastasse, com uma Lidiane tão cheia de nuances, também já mandou outro recado: o lado megera da ex-atriz, que briga pelo sucesso a qualquer custo da filha, Manuzita (Melissa Nóbrega/Isabelle Drummond).
Lindinhos
Não era The Voice Kids, era Verão 90, mas o fofurômetro também foi nas alturas com o trio de atores mirins que formaram o Patotinha Mágica. A cena em que o grupo se desfaz mostrou que Melissa Nóbrega (Manuzita), Diogo Caruso (Jerônimo) e João Bravo (João, lembra dele como o Dedé, em A Força do Querer?) fizeram o dever de casa direitinho. Deram a emoção na dose certa à sequência em que os pitocos talentosos descobrem que não vão mais existir como trio de sucesso.
E, para quem viveu os anos 1990 intensamente, como não se empolgar e cantar junto a música da trilha de abertura, o hino Pump Up the Jam, do Technotronic?! Sem contar as referências feitas ao destino de muitos gaúchos no verão, e que já apareceram no primeiro capítulo: e lá foi a turma para Garopaba, Santa Catarina. Já a praia da Armação do Sul, citada na história, segundo a Central Globo de Comunicação, é uma cidade fictícia do Sul usada na novela.
Continua depois da publicidade
Vem aí
Mas a turminha cresceu e, já no capítulo de estreia, tomou outros rumos. E o bicho vai pegar entre os dois irmãos que são como água e vinho, mesmo com toda a dedicação e a mesma educação dada pela mãe, Janaína (Dira Paes).
Em cenas previstas para começarem a ir ao ar no sábado, e que terão sequência na segunda-feira, João (Rafael Vitti) procura por Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e flagra o irmão ambicioso e trambiqueiro na companhia de uma galera que não é flor que se cheire: junto com Tutano (Bernardo Mendes), Louro (Fabio Beltrão) e Magaiver (Ricardo Vianna).
Depois de eles tirarem as caras no capítulo de ontem, por causa de uma dívida de Jerônino que Janaína tem que pagar a Tutano, vai pintar mais esse enrosco. Os dois se encaram, e o clima fica tenso de novo.