As primeiras horas da segunda-feira foram de frio intenso na região de Blumenau. Às 6h15min, a temperatura no município chegou a 3,3 ºC. A temperatura é a menor registrada na cidade desde a implantação da estação meteorológica do Parque Ramiro Ruediger, em 2014. Como havia pouca influência do vento neste horário, a sensação térmica se manteve a mesma. Às 9h30min, porém, quando a temperatura já era de 7,1 °C, a sensação térmica chegou a -0,7 °C. A menor sensação térmica dos últimos dias foi de -3,9 °C, registrada na madrugada de sábado para domingo, às 4h45min.

Continua depois da publicidade

Na semana passada os termômetros já tinham atingido o recorde do ano com temperatura de 4,1 °C. A meteorologista do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), Francine Gomes Sacco, explica que a medição corresponde à temperatura no local da estação, que foi instalada pelo AlertaBlu conforme as normas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), mas que em outros pontos do município, como Vila Itoupava e Nova Rússia, a temperatura deve ter se aproximado do 0 ºC na manhã desta segunda.

Segundo dados do Alertablu, a segunda-feira deve ser de baixa umidade em Blumenau, com elevação da temperatura ao longo do dia. À noite, as temperaturas devem voltar a cair, embora sem atingir o recorde desta segunda. A previsão é de temperatura mínima de 5 °C na madrugada de segunda para terça. A elevação das temperaturas na região deve começar a ser sentida a partir da quarta-feira, com a saída da massa de ar frio que passa por Santa Catarina e a elevação da umidade. A previsão é de que entre quinta e sexta-feira as temperaturas variem de 9 °C a 22 °C.

– Teremos a partir de quarta uma condição de tempo mais encoberto. Em vez de ter noites muito frias e tardes mais quentes, as temperaturas não serão tão baixas à noite, mas também se elevarão menos ao longo do dia – explica a meteorologista.

Em todo o Estado, o recorde de frio foi em Urupema, na Serra Catarinense, onde a temperatura chegou a -8,5 °C. Na região, municípios como Ituporanga e Benedito Novo também registraram temperaturas negativas.

Continua depois da publicidade