Com a derrota para o São Paulo, por 1 a 0, no último domingo (20), o Avaí voltou para a lanterna da Série A do Brasileiro. Com 17 pontos em 27 rodadas, e um aproveitamento de 21%, o Leão está com 99,47% de chance de cair para a segundona. Esta é a conta dos matemáticos da UFMG.

Continua depois da publicidade

Com a difícil missão de evitar a queda para a Série B, o time avaiano precisa melhorar o aproveitamento para, também, evitar uma das piores campanhas da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Para o volante Richard Franco, raça não vai faltar na reta final do Brasileirão.

— Na questão de raça, nós paraguaios trazemos incorporado. Temos que correr, marcar e brigar por cada bola. A intensidade que temos é muito diferente. Temos que tratar de seguir assim para poder seguir adiante — comenta o paraguaio, que desde que estreou no Avaí na partida contra o Goiás, na 11ª rodada, atuou em todos os jogos.

Se o Leão seguir com o aproveitamento de 21% nas 11 rodadas remanescentes, chegará ao final do campeonato com apenas 24 pontos e a quarta pior campanha do Brasileirão na história dos pontos corridos.

O pior aproveitamento desde 2003, quando os pontos corridos foram implementados no Brasileiro, é do America-RN em 2007. Com apenas 17 pontos – mesma marca do atual Avaí – o Mecão terminou o ano com 15% de progresso. Se o Leão da Ilha termina o ano com os 30 pontos na tabela, iguala a marca do Figueirense de 2012 com o 8° pior desempenho da história da Série A.

Continua depois da publicidade