Há quem as prefira compridas, curtas, naturais ou coloridas. O fato é que fazer as unhas é um hábito há tempos adotado pelas mulheres brasileiras e que faz parte do rol das preocupações com a beleza. Como também podem apresentar problemas ou indicar algum problema de saúde, essa delicada parte do corpo merece atenção especial.
Continua depois da publicidade
Se você é destas que visita a manicure toda a semana, capriche nos cuidados e leve sempre os seus utensílios ao salão. Usar o próprio material é mais higiênico e evita o contágio de doenças como a hepatite.
Dicas para manter as unhas lindas e saudáveis
– A saúde da unha começa pelo corte. As unhas devem ser cortadas sempre com as bordas visíveis, fora da pele, para que não encravem. Lembre-se que os dedos se moldam de acordo com o formato da unha.
Continua depois da publicidade
– O ideal é não tirar a cutícula, porque ela é a proteção natural da unha contra infecções causadas por bactérias e fungos.
– Use base fortificante, óleo de cravo e hidratante para as mãos para que a unha não fique ressecada. Os mais indicados são os cremes com óleo de semente de uva, lanolina, silicone e à base de ureia.
– Utilize luvas para fazer as tarefas domésticas. Depois de tirá-las, lave as mãos e hidrate-as.
Continua depois da publicidade
– Depois do banho de mar, piscina ou rio, seque bem as unhas com uma toalha.
– Use esmaltes dentro do prazo de validade e não coloque acetona na embalagem do produto para que reaproveitar o produto que está velho.
– Para que as unhas se mantenham hidratada, dê uma folga de uma semana no mês para o esmalte. Sem a pintura, a unha consegue respirar livremente.
– Priorize removedores sem acetona para que as unhas não enfraqueçam e lasquem
– Mantenha as unhas limpas. Não deixe juntar sujeirinha embaixo das unhas, limpe-as com um palitinho.
Continua depois da publicidade
– Não caia em tentação de roer um pedacinho da unha ou arrancar as “pelezinhas” que se soltam dos dedos.
– Mantenha uma alimentação balanceada, rica em fibras, verduras e frutas.
– Se as unhas apresentarem manchas brancas, forem quebradiças e fracas, procure um médico. Esse pode ser um sintoma de problemas hormonais e fraqueza de nutrientes.