Parte de um casarão antigo de Blumenau do bairro Itoupavazinha desabou neste sábado (23). A Defesa Civil foi acionada por volta das 17h30min, mas um engenheiro deve voltar na manhã deste domingo (24) para fazer uma avaliação mais criteriosa. Os moradores não quiseram deixar o imóvel e por isso foram orientados a permanecer apenas no espaço não atingido.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.
> Blumenau enfrenta risco de enchente sem régua da Beira-Rio e estações telemétricas.
O imóvel é tombado pela prefeitura desde junho de 2009 e fica na Rua Frederico Jensen, próximo à rotatória que dá acesso à Rua Professor Jacob Ineichen. Ele foi construído em 1888 por Augusto Friedrich Carl Fiedler e logo depois comprado pela família de Arnold Muller. No local funcionou a primeira casa de carnes e a primeira loja de tecidos da região, que era conhecida na época como Estrada da Cachaça.

Apesar de tombado, impasses jurídicos impedem o restauro do casarão. Enquanto nada se resolve, o tempo e descuido condenam a estrutura. Conforme a Defesa Civil, goteiras acabaram apodrecendo a sustentação do telhado. A cobertura, madeiras e tijolos desabaram em direção à via. O estrago interdita a calçada.
Continua depois da publicidade
> Blumenau registra 192 deslizamentos de terra por conta da chuva, segundo Defesa Civil
O espaço já era usado com pouca frequência pelos moradores, pois o perigo era evidente. Eles não se feriram. Parte do telhado já caiu em outra ocasião e em 2015 um quarto foi destruído por um incêndio.